Destaques, Saúde

Pesquisadores revelam o perigo da aspirina na vida dos homens

Um grupo de cientistas da Universidade do Noroeste, em Evanston, Illinois (EUA), concluiu que os homens que consomem aspirina diariamente são expostos a um duplo risco de melanoma, revelou o Science Daily. Os resultados do estudo foram publicados no final de abril.

Os cientistas analisaram dados de quase 200 mil pacientes entre 18 e 89 anos de idade que nunca tiveram melanoma. Entre eles, os pesquisadores destacaram um grupo de pessoas que tomavam aspirina diariamente por pelo menos um ano e as submeteram à observação nos cinco anos seguintes.

No final, os pesquisadores descobriram que os homens que tomavam aspirina todos os dias corriam quase o dobro do risco, especificamente 1,83 mais, de sofrer de melanoma, em comparação com os homens que não tomavam aspirina.

No entanto, os cientistas não notaram a mesma tendência entre as mulheres. De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque o corpo masculino produz menos enzimas protetoras, como a superóxido dismutase e a catalase, que ajudam a reduzir o risco de desenvolver melanoma.

O que é Melanoma?

aspirina pode causar melanoma nos homens

Muitas pessoas não consideram a pele como um órgão do corpo humano, porém é exatamente isso que ela é. A pele humana é responsável pela troca de calor e água com o ambiente e pela proteção dos órgãos internos contra agentes patógenos, como bactérias. Esse órgão possui três camadas: a epiderme (mais externa), a derme e o tecido subcutâneo (localizado mais profundamente).

Por ser muito exposta a agentes externos, como a climatização e a luz solar, a nossa pele pode sofrer sérias consequências se ela não for bem tratada e protegida. Uma dessas consequências é o Melanoma, tipo de câncer de pele mais perigoso dentre todos os existentes. Sendo mais direto, o melanoma é um tumor maligno que se origina a partir dos melanócitos – células que produzem a melanina, pigmento do nosso corpo.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.