Notícias

Pesquisadores detectam sinal de rádio misterioso emitido do centro da Via Láctea

Um grupo internacional de pesquisadores descobriu que um sinal de rádio está sendo emitido com certa regularidade do centro de nossa galáxia. No entanto, a origem do sinal ainda não foi descoberta.

O sinal, denominado ‘ASKAP J173608.2-321635’, foi detectado seis vezes entre janeiro e setembro de 2020. Em seguida, passou por um período de total inatividade e reapareceu em 7 de fevereiro.

Em um estudo sobre a descoberta, que será publicado no The Astrophysical Journal e que está disponível no servidor do arXiv desde 3 de setembro, os astrônomos explicam que se trata de “uma fonte de rádio altamente polarizada, altamente variável e altamente variável. Espectro íngreme” .

É variável porque as ondas eletromagnéticas que emite não seguem um padrão de tempo específico e é altamente polarizada porque a orientação da oscilação da onda é torcida, tanto linear quanto circularmente.

ASKAP J173608.2-321635 foi descoberto usando o Square Kilometer Array Pathfinder (ASKAP) da Austrália, um radiotelescópio projetado para analisar o magnetismo cósmico, mapear buracos negros e explorar as origens das galáxias.

“ASKAP J173608.2-321635 pode representar parte de uma nova classe de objetos que estão sendo descobertos por meio de estudos de imagens de rádio”, observam os pesquisadores.

A fonte do sinal, segundo astrônomos, é desconhecida. Vários tipos de estrelas foram descartados, como aquelas que brilham com frequência, binários próximos com cromosferas ativas ou aqueles que ofuscam uns aos outros devido à não detecção em comprimentos de onda de raio X e infravermelho próximo. Nem é provável que seja um pulsar, um tipo de estrela de nêutrons com periodicidade regular.

Mesmo assim, o ASKAP J173608.2-321635 compartilha algumas propriedades com o Galactic Center Radio Transients (GCRT), tipo de sinal que foi identificado na década de 2000 e também emitido do centro da Via Láctea.

“Aumentar a cadência da pesquisa e comparar os resultados dessa pesquisa com outras regiões nos ajudará a entender o quão único o ASKAP J173608.2-321635 é e se está relacionado ao plano galáctico, o que deve nos ajudar a deduzir sua natureza”, concluem.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.