Pesquisadores criam o primeiro nanossensor detector de movimento para procurar vida em planetas distantes

Atualmente os astrônomos tentam encontrar vida alienígena procurando assinatura química, mas os pesquisadores dizem ter encontrado uma maneira melhor de encontrar seres extra-terrestres: através de vibrações. Uma equipe européia criou o primeiro nanossensor detector de movimento que um dia pode ajudar a encontrar formas de vida microscópicas em planetas distantes. As informações são do Daily Mail.

Aproveitando-se de movimento, o que eles chamam de “uma assinatura universal da vida”, o sensor tem como objetivo identificar, em um nível nano, os pequenos movimentos que todas as formas de vida fazem. A equipe começou a explorar a possibilidade de procurar por vida com um sensor de sintonia com essas minúsculas vibrações em organismos, como bactérias e fungos.

O sensor já mostrou que pode detectar coisas vivas, incluindo E coli (impressão dos artistas na foto) e fermento, bem como humana, vegetal e células ratos no laboratório. Foto: Reprodução/Daily Mail

“O detector de nano movimento permite estudar a vida de uma nova perspectiva: a vida é movimento”, disse o professor Giovanni Longo na École Polytechnique Fédérale de Lausanne. “Isso significa que o detector de nano movimento pode detectar qualquer pequeno movimento dos sistemas vivos e fornecer um ponto de vista complementar na busca de vida.”, completou Giovanni.

A equipe testou o sensor em uma variedade de seres vivos, incluindo E. coli, levedura, bem como células humanas, de plantas e de ratos no laboratório. Em todos os casos, quando os organismos vivos foram colocados perto do sensor, eles “produziram um aumento na amplitude das flutuações medidas”, disse o estudo. O professor Longo também pegou o solo e a água do recinto de perto seu laboratório suíço e descobriu que o sensor pode detectar vida minúscula lá também. Um protótipo do detector custaria menos de £ 6.400 (cerca de R$ 27.000), que usam muito pouca energia da bateria e pode ser contido em uma caixa de 20 por 20 cm.

O dispositivo não foi apresentada ainda a Nasa ou Esa, mas os esforços estão sendo feitos para escrever uma proposta e fazer um protótipo que poderia viajar ao espaço em uma embarcação robótica. Se as agências espaciais do mundo encontrarem uma maneira de usá-lo, o detector poderia auxiliar na busca por vida em luas de Júpiter ou Saturno, ou em Marte, onde ele pode ajudar os cientistas a reconhecer se a vida existe em uma forma que não tinham anteriormente esperado ou entendido.

O sensor também pode ser usado para detectar formas de vida extremas em áreas que são difíceis de medir na Terra, tais como vulcões e do fundo do oceano, disse ele. No entanto, pode levar anos até o sensor ser realmente testado no espaço.

você pode gostar também