Notícias

Pesquisadores criam ‘livro bebível’ que filtra água

(ANSA) – Povoados que não têm acesso a água limpa e potável podem ganhar uma grande ajuda em breve. Um grupo de pesquisadores norte-americanos acaba de afirmar que os primeiros testes do “livro bebível” foram um completo sucesso.

O projeto – desenvolvido pela doutora Teri Dankovich, da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburg, com a ajuda das universidades McGill (Canadá) e da Virginia (EUA) – trata-se de um pequeno livro cujas páginas possuem a capacidade de filtrar a água, tornando-a pura.

Todas as folhas contêm nanopartículas de prata ou cobre que matam bactérias nocivas à saúde humana quando o líquido as atravessa. Assim, cada página consegue remover, em média, 99% desses microorganismos. Além disso, cada um dos “filtros” tem pequenos conselhos e lições sobre a importância de consumir uma água limpa e bem tratada.

Os resultados iniciais do experimento foram obtidos em 25 vilarejos com problemas de contaminação situados em países como África do Sul, Gana e Bangladesh e apresentados na reunião anual da American Society, em Boston, nos Estados Unidos.
Cada página do livro consegue purificar 100 litros de água suja e cada volume tem uma quantidade de folhas que podem filtrar o equivalente ao consumo médio de um indivíduo por quatro anos.

Em entrevista à rede britânica “BBC”, Dankovich afirmou que o projeto “foi pensado paras as comunidades dos países em desenvolvimento, considerando que existem 663 milhões de pessoas em todo o mundo que não têm acesso a água limpa, potável”.

“É realmente surpreendente ver que essas páginas funcionam não apenas em laboratório, mas também nas fontes reais de água à disposição das pessoas”, concluiu a pesquisadora. No entanto, esse é apenas o primeiro passo antes do produto ser comercializado ou distribuído para comunidades carentes ao redor do mundo. Ainda são necessários alguns testes para certificar que o livro poderá ser usado em todos os casos e circunstâncias. Além disso, não se sabe se ele consegue matar outras substâncias perigosas, como vírus.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.