Notícias

Pesquisadores concluem que existem planetas habitáveis na maioria das estrelas

Pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália e do Instituto Niels Bohr, em Copenhague, descobriram milhares de exoplanetas em nossa galáxia, a Via Láctea, muitos desses sistemas têm múltiplos planetas orbitando em sua volta. Os cálculos dos astrônomos mostram que bilhões de estrelas na Via Láctea terão de 1 a 3 planetas na zona habitável, onde há o potencial para a água líquida existir e onde poderia existir vida. Os resultados foram publicados na revista científica Monthly Notices, da Royal Astronomical Society.

Usandoo satélite Kepler, da NASA, os astrônomos descobriram cerca de 1.000 planetas em torno de estrelas na Via Láctea e eles também encontraram cerca de 3.000 outros planetas em potencial. Muitas das estrelas tem sistemas planetários com 2-6 planetas, mas as estrelas poderiam muito bem ter mais planetas do que aqueles encontrados pelo satélite Kepler, o mais adequado para encontrar planetas grandes relativamente perto de suas estrelas.

Planetas que orbitam perto de suas estrelas seriam demasiadamente quente para ter vida, para descobrir se tais sistemas planetários também podem ter planetas na zona habitável, com o potencial de água em estado líquido e vida, um grupo de pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália e Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhagen fez cálculos com base em uma nova versão de um método de 250 anos de idade, a chamada lei Titius-Bode.

Calculando as posições planetárias

A lei Titius-Bode foi formulado por volta de 1770 e calculou corretamente a posição de Urano antes mesmo de ser descoberto. A lei diz que há uma certa relação entre os períodos orbitais de planetas em um sistema solar. Assim, a relação entre o período orbital do primeiro e segundo planeta é a mesma que a relação entre o segundo e o terceiro planeta e assim por diante. Portanto, se você soubesse quanto tempo leva para alguns dos planetas em órbita em torno do Sol / estrela, você poderia calcular quanto tempo leva para os outros planetas orbitarem sua estrelas e, assim, poderia calcular a sua posição no sistema planetário. Você também pode calcular se um planeta está “em falta” na sequência.

“Estamos decididos a usar este método para calcular as potenciais posições planetárias em 151 sistemas planetários, onde o satélite Kepler tinha encontrado entre 3 e 6 planetas. Em 124 dos sistemas planetários, a lei Titius-Bode ajusta as posições dos planetas. Usando a lei de TB tentamos prever onde poderia haver mais planetas. Mas nós só fizemos os cálculos para planetas onde há uma boa chance de serem vistos com o satélite Kepler “, explica Steffen Kjær Jacobsen , estudante de doutoramento no grupo de pesquisa Astrofísica e Ciências Planetárias no Instituto Niels Bohr, da Universidade de Copenhague.

Em 27 dos 151 sistemas planetários, os planetas que tinham sido observados não cabiam a lei TB à primeira vista. Eles, então, tentaram colocar planetas no “padrão” onde eles deveriam ser localizados. Em seguida, eles adicionaram os planetas que pareciam estar faltando entre os planetas já conhecidos e também um planeta extra no sistema além do planeta mais externo conhecido. Desta forma, eles previram um total de 228 planetas em 151 sistemas planetários.

“Nós, então, fizemos uma lista com 77 planetas em 40 sistemas planetários como prioridade, porque eles têm uma alta probabilidade de fazer trânsito, para que você possa vê-los com o Kepler. Temos incentivado outros pesquisadores a olhar para estes. Se eles forem encontrados , é uma indicação de que a teoria está correta”, explica Steffen Kjær Jacobsen.

Planetas em zona habitáveis

Planetas que orbitam muito perto em torno de uma estrela são demasiados escaldantes e quentes para ter água líquida e vida. Já os planetas que estão longe de sua estrela são muito congelados, mas a zona habitável é intermediária, onde há o potencial de água em estado líquido e vida, não é uma distância fixa. A zona habitável de um sistema planetário será diferente de estrela em estrela, dependendo de quão grande e brilhante é a estrela.

Os pesquisadores avaliaram o número de planetas na zona habitável com base nos planetas extra que foram adicionados aos 151 sistemas planetários de acordo com a lei Titius-Bode. O resultado foi 1-3 planetas na zona habitável para cada sistema planetário.

Fora dos 151 sistemas planetários, onde já foram feitas verificações adicionais em 31 sistemas planetários já haviam encontrado planetas na zona habitável, ou quando era necessário apenas um único planeta extra para cumprir os requisitos.

“Nestes 31 sistemas planetários, nossos cálculos mostraram que houve uma média de dois planetas na zona habitável. De acordo com as estatísticas e as indicações que temos, uma boa parte dos planetas na zona habitável será de planetas sólidos onde pode haver água líquida e onde pode existir vida “, explica Steffen Kjær Jacobsen.

Se você, em seguida, tomar os cálculos ainda mais para o espaço, isso significaria que só na nossa galáxia, a Via Láctea, pode haver milhares de milhões de estrelas com planetas na zona habitável, onde poderia haver água em estado líquido e onde poderia existir vida.

Ele explica que o que eles querem fazer agora é encorajar outros pesquisadores a olhar para os dados do Kepler novamente para os 40 sistemas planetários que eles previram.

As informações são do Phys.org.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.