Notícias

Pesquisadora da UFRN estuda efeitos do álcool e da nicotina na cognição

Os prejuízos causados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o uso indiscriminado de cigarros são considerados mais devastadores e dispendiosos do que aqueles causados por todas as drogas ilícitas juntas. Álcool e cigarro são hoje responsáveis por inúmeros efeitos prejudiciais aos indivíduos e à sociedade.

“Se Eu Quiser Fumar, Eu Fumo. Se Eu Quiser Beber, Eu Bebo. A Influência do Álcool e da Nicotina na Aprendizagem Associativa do Peixe Paulistinha” é o tema do estudo da mestranda Barbara de Araújo Quadros, aluna do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo a pesquisa, dentre as áreas de investigação que abordam o consumo de álcool, muitas se preocupam em determinar os mecanismos de ação desta droga no cérebro. Apesar de anos de estudos, ainda é pouco o conhecimento sobre os mecanismos pelos quais o álcool afeta as funções neurológicas e quais seriam as causas exatas das deficiências cognitivas relacionadas ao seu uso.

Enquanto as ações da nicotina já foram melhor estudadas e o mecanismo de ação estabelecido, não se sabe como as duas drogas usadas juntas podem interferir uma na ação da outra, aumentando a resposta ou até bloqueando uma delas.

barbara quadro
Pesquisa que avalia o efeito do alcool e da nicotina no aprendizado dos peixes paulistinhas, desenvolvida pela mestranda Barbara Quadros. (foto: Anastácia Vaz)

Barbara Quadros destaca que o uso associado de álcool e da nicotina ainda necessitam de pesquisas mais aprofundadas no sentido de se estabelecer como as drogas interagem no sistema nervoso e quais as consequências do uso combinado. “Uma das principais funções superiores do sistema nervoso é a capacidade de aprender e lembrar. Os reflexos condicionados são mudanças comportamentais que podem ser aprendidas a partir de experiências repetidas, e esta aprendizagem pode sofrer alterações de acordo com mudanças neurofisiológicas, por exemplo, após o uso de substâncias psicoativas, como o álcool e nicotina”, explica a pesquisadora.

De acordo com os experimentos, devido à complexidade do sistema nervoso dos mamíferos e de suas respostas comportamentais variadas, outros modelos animais mais simples têm sido propostos, entre eles, o peixe Paulistinha (Danio rerio). “No trabalho foi utilizada esta espécie, com o objetivo de estabelecer um protocolo comportamental robusto para tarefas associativas espaciais, e testar os efeitos de álcool, da nicotina e do álcool mais a nicotina no desempenho cognitivo do peixe”, detalha Barbara Quadros.

Resultados

Dos resultados obtidos até o momento, a pesquisadora mostra que o peixe Paulistinha é capaz de realizar tarefas associativas mesmo sob ação de álcool. No entanto, doses variadas de álcool e o consumo agudo ou crônico interferem diretamente na resposta do animal.

Doses altas, mesmo em um único uso (agudo) impedem a aprendizagem, enquanto as doses baixas em uso crônico promovem o desenvolvimento de tolerância, e o animal mantém as respostas cognitivas. “Observamos, também, que o uso agudo ou crônico de álcool concomitante com dose aguda de nicotina não afeta o desempenho cognitivo e o animal aprende a tarefa a ser executada, enquanto a nicotina aguda interferiu negativamente na aprendizagem do animal”, afirma.

“Assim, análises dos grupos restantes e a verificação de outros parâmetros comportamentais, como a resposta de ansiedade/medo favorecerão nossa melhor compreensão dos efeitos das drogas na aprendizagem do peixe Paulistinha e, futuramente, poderemos propor alternativas de tratamento para a dependência dessas drogas em pessoas”, disse Barbara Quadros.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.