Notícias

Pesquisador da UFRN desenvolve sorvete artesanal à base de Whey Protein

Saudável, energético, baixo teor de gordura e sabor leve e refrescante. Esses são alguns dos diferencias do sorvete artesanal à base de um suplemento alimentar, o whey protein – composto isolado do soro do leite -, desenvolvido pelo professor substituto do Departamento de Engenharia de Produção, Luciano Queiroz de Araújo Junior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O sorvete de laranja é fruto da dissertação de mestrado “Aplicação do planejamento do experimento no processo de desenvolvimento de produtos: pesquisa em uma sorveteria artesanal”, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PEP) da UFRN. O pesquisador estudou os processos de concepção, pesquisa e venda do produto, visando a integração entre a Universidade e o mercado.

Luciano Queiroz conta que, no decorrer da pesquisa, percebeu que nas micros e pequenas empresas, a área mais defasada é a de lançamento de produtos novos, por isso, resolveu investir no nicho das academias, que está em franco crescimento, e os frequentadores sempre aderem a um novo produto fitness. “A ideia desse sorvete é tentar quebrar um paradigma dos produtos existentes no mercado. Quando alguém fala de sorvete você pensa o quê? Em um alimento que não pode estar na sua dieta, devido às calorias e por ser um produto gorduroso”, ressalta.

Segundo levantamento feito pela Mintel, empresa global de pesquisa de mercado e consumo, nos últimos anos, o faturamento desse mercado no Brasil cresceu 26,5%. De acordo com o estudo, o setor vem crescendo, em média, 33% nos últimos cinco anos. Com isso, o Brasil é o 4º maior mercado de sorvetes no mundo, atrás de Estados Unidos, China e Japão. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete mostram que, nos últimos dez anos, o consumo cresceu 76,49%, atingindo 1,209 bilhão de litros em 2013.

De acordo com o pesquisador, o sorvete de whey protein é uma alternativa de doce saudável e uma fonte rica de proteínas, carboidratos e fibras, pois contem uma média de 0,25% de gordura, um valor ínfimo comparado com outros produtos. Na fabricação as inovações não param, além da inserção do suplemento proteico, se utiliza a biomassa da casca da banana verde, em substituição à gordura e para dar consistência, suco e raspas da casca da laranja.

À venda

Por enquanto, o sorvete de whey protein está sendo comercializado em Natal e em Pipa (Litoral sul), nas lojas da Sorveteria Artesanal Real de 14. O engenheiro de produção, Luciano Queiroz destaca que a venda do sorvete superou as expectativas e agradou os paladares, inclusive dos atletas das academias adeptos de shakes (público-alvo da pesquisa). Além disso, o lucro é animador.

Todavia, os nutricionistas recomendam o consumo do sorvete logo após a prática de atividades físicas regulares ou de forma esporádica, como caminhadas, porque a capacidade de absorção da proteína pelo organismo é maior quando se está em movimento, e o nutriente é melhor processado pelo metabolismo ajudando no processo de construção e reparação muscular.

As informações são de Auristela de Oliveira, repórter da AGECOM/UFRN* 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.