Ciência

Pesquisa revela que luas de Júpiter e Saturno possuem mais água do que a Terra

A água é o elemento essencial para a vida, e qualquer um pensaria que a Terra seria o lugar mais indicado para encontrá-la em abundância. Entretanto, um estudo sobre a água no sistema solar, realizado pela Universidade de Porto Rico em Arecibo, disse que a água não é uma característica única da Terra e luas como Europa ou Titã – satélites de Júpiter e Saturno, respectivamente- têm maiores quantidades de água líquida do planeta. Especificamente, os especialistas salientaram que a Europa tem duas vezes e Titã até 11 vezes a quantidade de água que possuem oceanos do subsolo da Terra. As informações são do site EuropaPress.

Foto: Divulgação/NASA
Foto: Divulgação/NASA

O artigo destaca que a água é o composto mais abundantes no universo, porque ele é constituído pelo primeiro e pelo terceiro elemento mais abundante, tal como o hidrogênio e oxigênio, respectivamente. O que é uma característica especial da Terra é a água líquida. No Sistema Solar é mais comum ver a água na forma de vapor ou gelo.

Assim, os cientistas têm explicado que, após a formação do sistema solar, a maior parte da água nos mais distantes corpos planetários acabaram ficando sob a forma de gelo tanto na superfície como em seu interior. Já a Terra, por estar mais próxima ao sol, tem pouca água internamente e mais em sua superfície.

“Se a Terra é uma rocha úmida, os satélites de Júpiter e Saturno são bolas de barro congelado”, disseram os autores do estudo. A água, em forma de gelo, nestes satélites é distribuída mais uniformemente pelo interior do que em corpos rochosos. Por outro lado, a quantidade de água líquida em Encélado, um satélite de Saturno, e Marte são, de acordo com os cientistas, grandes demais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.