Pesquisa da XP Investimentos coloca Bolsonaro à frente na corrida presidencial

agosto 11, 2018 1 Por Rafael Nicácio
Pesquisa da XP Investimentos coloca Bolsonaro à frente na corrida presidencial

Uma pesquisa encomendada pela XP Investimentos e feita pelo Ipespe apontou Jair Bolsonaro, do PSL, à frente na disputa pelo presidência da República. De acordo com a pesquisa, Bolsonaro tem entre 19% e 23% das intenções e voto. Marina Silva, da Rede, aparece na segunda colocação com 12%, seguida por Geraldo Alckmin (PSDB) com 10% e Ciro Gomes (PDT), que tem 9% de prováveis votos.

Em outro cenário apresentado pela XP Investimentos, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é posto como o candidato do PT. O petista, no entanto, aparece com 3% das intenções de voto, em disputa novamente liderada por Bolsonaro como líder e Marina Silva na segunda colocação.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre os candidatos em que não votariam sob hipótese nenhuma. Nessa frente do levantamento, Ciro Gomes tem 60% de rejeição. Marina Silva aparece com 59%, e Bolsonaro e Geraldo Alckmin têm 57% de rejeição cada.

A XP Investimentos apresentou ainda possíveis cenários para o segundo turno das eleições. Caso Bolsonaro e Alckmin se enfrentassem, a situação seria de empate, com 33% das intenções de voto para cada candidato. Em eventual disputa entre Marina e Bolsonaro, a ex-senadora estaria numericamente à frente com 38% de prováveis votos, contra 32% do candidato do PSL. Os dois estariam empatados tecnicamente.

Geraldo Alckmin e Ciro Gomes também empatariam tecnicamente em possível segundo turno, com leve vantagem para o tucano, que teria 33% das intenções de votos. O empate também prevaleceria caso Ciro Gomes e Jair Bolsonaro se enfrentassem.

A pesquisa da XP foi feita por telefone, entre os dias 6 e 8 de agosto, com mil entrevistados de todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.