Notícias

Pesquisa da UFRN estuda como o romantismo influencia escolhas sexuais

Em geral, homens e mulheres procuram por características em seus parceiros que possam aumentar seu sucesso reprodutivo. Porém, a escolha romântica não se baseia apenas no que o indivíduo deseja em um parceiro, mas leva em consideração a forma como se percebe dentro de determinado ambiente, de modo que a autoavaliação pode mudar de acordo com o contexto em que ele está inserido.

Esse tema é objeto da pesquisa “Realidade ou ficção? A influência da autopercepção como parceiro romântico e da autoestima na escolha e preferência de parceiros românticos” da professora Anthonieta Looman Mafra, do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Além do ambiente, a autoestima pode ser um fator que modifica as preferências de parceiros românticos e a forma com que as pessoas escolhem estes parceiros por poder influenciar na maneira com que as pessoas se avaliam. A maioria dos estudos que deram origem a padrões hoje considerados universais no estudo de escolha de parceiro romântico foi realizado com universitários, o que pode limitar a abrangência das conclusões por contemplar pessoas de mesmo nível educacional e, provavelmente, do mesmo nível socioeconômico”, explica a pesquisadora.

A pesquisa, realizada no Brasil, em que a taxa de desigualdade social é elevada, e no Canadá, teve como objetivo verificar as preferências e escolhas de parceiros românticos e a autoavaliação como parceiro romântico em diferentes níveis educacionais.

Os resultados mostram que homens tendem a dar prioridade ao status social quando procurando por uma parceira romântica, enquanto o padrão universal é a preferência por atratividade física. As mulheres parecem ter conhecimento dessa preferência dos homens ao expressarem que status social é importante para sua autoavaliação.

Além disso, a pesquisa também indicou que as preferências parecem representar as escolhas das características mais importantes para cada sexo, sendo as demais características moduladas pela qualidade de parceiros disponíveis no ambiente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.