Notícias

Pesquisa comprova que o uso excessivo de café e bebidas energéticas pode prejudicar a aprendizagem

Pesquisa desenvolvida na Pós-graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) comprovou que o uso excessivo de café e bebidas energéticas pode prejudicar a aprendizagem na hora de estudar para um concurso público, por exemplo. O estudo intitulado “Irish coffee: Efeitos do álcool e cafeína para o reconhecimento”, é desenvolvido pela bióloga Luana Carla dos Santos com a orientação da Professora Ana Carolina Luchiari.

De acordo com Luana Santos, muitos estudos investigam o consumo de álcool, mas poucos analisam os efeitos da cafeína e do álcool combinados, mesmo esta combinação sendo tão comum entre os jovens. “Foi a partir dessa observação que nossa pesquisa teve inicio, a fim de entendermos que doses de álcool e cafeína podem ser usadas sem prejuízos e quais doses podem trazer malefícios para a saúde” destaca Luana Santos.

Para investigar essas drogas, foi usado um peixe bastante comum em estudos com visibilidade para tratamento em humanos, e que tem recebido grande atenção dos pesquisadores por ter muita semelhança com os sistemas biológicos humanos.

“O peixe paulistinha, usado em nossos testes, apresenta grandes semelhanças genéticas e comportamentais com os seres humanos e, por serem animais de baixo custo de manutenção e curto ciclo de vida, são modelos importantes para a pesquisa. Assim, o estudo com o peixe pode ser futuramente ampliado e aplicado em mamíferos e pode favorecer o entendimento da ação das drogas em humanos” diz a pesquisadora.

Método

No estudo, foram observados os efeitos do álcool e cafeína sobre a aprendizagem do peixe paulistinha, em um teste de reconhecimento de objetos no qual o animal deve saber identificar um objeto novo após ter tido contato com alguns outros objetos. “Este protocolo trás informações relevantes pois avalia a formação de memoria de um evento de apresentação curta, muito mais fácil de ser perdida quando o individuo esta fazendo uso de drogas” destaca Luana.

“Apos os testes com os animais, observamos que aqueles que ingeriram álcool uma única vez e os animais que estavam em abstinência de álcool ou de cafeína não conseguiram realizar o teste, ou seja, não formaram memória. Quando os peixes receberam a combinação de álcool e cafeína em dose moderada, mostraram formação de memoria. Mas a dose alta de cafeína unida ao uso de álcool não foi eficiente para o animal formar memoria” diz.

Resultados

Segundo Luana, no resultado foi comprovado os efeitos negativos do uso do álcool na aprendizagem, e sugere que o uso contínuo de altas doses de cafeína possa causam efeitos negativos durante a abstinência. No entanto, o uso moderado da cafeína parece diminuir os efeitos nocivos da ausência do álcool, permitindo ao peixe paulistinha concluir de forma eficaz a tarefa.

“Mostramos que o peixe paulistinha é um ótimo modelo para estudos de aprendizagem e memoria, e alertamos para o consumo de álcool indiscriminado e para o uso desta droga em associação com altas doses de cafeína (como em energéticos associados a bebidas destiladas), que pode trazer prejuízos cognitivos a curto e longo prazo” conclui a pesquisadora.

O estudo é parte da dissertação de mestrado de Luana Santos e foi desenvolvido no “Luchiari Lab”, com orientação da Professora Ana Carolina Luchiari, vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da UFRN.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.