Mundo

Pentágono declara guerra ao Estado Islâmico

(ANSA) – O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, declarou nesta quarta-feira (9) que o país está em guerra contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que possui vastos territórios no Iraque e na Síria, além de ganhar cada vez mais espaço em nações do norte da África, como a Líbia.

Carter participou de uma audiência na Comissão de Defesa do Congresso norte-americano para atualizar os parlamentares sobre o atual estágio da luta contra o EI. Durante seu pronunciamento, o secretário disse ter entrado pessoalmente em contato com 40 países para pedir uma contribuição maior para derrotar os jihadistas.

“A realidade é que estamos em guerra”, afirmou. Atualmente, Washington lidera uma ampla coalizão internacional que bombardeia alvos do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, além de ajudar as forças de Bagdá com treinamento e serviços de inteligência.

Apesar disso, Carter reconheceu que ainda não foi possível conter o EI, embora tenha descartado o envio “significativo” de tropas terrestres para a região dos conflitos. “Isso americanizaria o confronto”, ressaltou. No entanto, os EUA devem mandar nos próximos dias helicópteros Apache e conselheiros militares para auxiliar o Exército iraquiano a retomar o controle da cidade de Ramadi.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.