CiênciaDestaques

Pela primeira vez, cães são clonados com tecnologia de edição genética

Filhotes nasceram com genomas modificados para remover gene que está ligado ao câncer, doença de Parkinson, Alzheimer e derrame

Com uso da tecnologia de edição genética, dois filhotes de beagle nasceram como resultado da primeira clonagem no mundo a partir de células da pele clonadas e alteradas.

A empresa de biotecnologia sul-coreana ToolGen, que clonou os cães, disse que os filhotes nasceram com genomas modificados para remover o gene DJ-1, que está ligado ao câncer, doença de Parkinson, Alzheimer e derrame.

“O objetivo final de nossa pesquisa é curar cães usando essa tecnologia de mutações patogênicas induzidas por endogamia”, disse Okjae Koo, especialista que realizou o processo de clonagem na Chungnam National University, ao The Telegraph.

+ Vírus que “mata o câncer” é testado pela primeira vez em humanos

“Temos um plano de usar essa tecnologia para recuperar mutações patogênicas de vários cães e estamos desenvolvendo produtos de terapia genética para curar animais”, disse ele.

Cães de raça pura são propensos a doenças genéticas hereditárias, como problemas cardíacos, de pele, ossos e olhos devido à falta de diversidade genética, mas a nova técnica pode eliminar esses distúrbios antes do nascimento.

A pesquisa, publicada na revista BMC Biotechnology, mostrou que os filhotes clonados não produzem a proteína DJ-1. Durante os 14 meses de vida (até a publicação do artigo), desenvolveram-se normalmente e estavam saudáveis. No entanto, a equipe continuará a monitorá-los para ver se eles desenvolvem sintomas das doenças.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.