Notícias

Pela 2ª vez como réu, Lula prestará depoimento a Moro

(ANSA) – O ex-presidente Lula será interrogado nesta quarta-feira (13) por Sérgio Moro, juiz responsável pelas ações da Operação Lava Jato. A audiência está marcada para ter início às 14h na sede da Justiça Federal em Curitiba.

Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por fazer parte de um suposto pagamento de propina por parte da construtora Odebrecht. De acordo com a denúncia, a empresa comprou um terreno para construir uma nova sede para o Instituto Lula. Na ocasião, a empreiteira teria comprado um apartamento próximo ao que o ex-presidente mora, em São Bernardo do Campo. O imóvel é alugado desde 2002 e abriga, principalmente os seguranças de Lula.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os dois imóveis fazem parte de um total de R$75 milhões em propinas que foram pagas pela Odebrecht a funcionários da Petrobras e políticos, após a empreiteira firmar oito contratos com a estatal. Na denúncia, o MPF também afirma que o terreno do Instituto Lula foi comprado pela Odebrecht, usando o nome de outra empreiteira, a DAG. Apesar das negociações terem sido feitas, nada foi construído no local.

Por sua vez, a compra do apartamento foi realizada com a ajuda do pecuarista José Carlos Bumlai. No total, oito pessoas foram denunciadas, inclusive a ex-primeira-dama Maria Letícia, que teve o nome retirado após sua morte.

A defesa do ex-presidente garante que o petista é inocente e afirma que o MPF não tem provas que sustentem a denúncia. Esta é a segunda vez que Lula presta depoimento para Moro na condição de réu em um processo da Operação Lava Jato. Na primeira vez, o ex-mandatário foi ouvido em uma ação penal em que era acusado de ser beneficiário de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, na qual foi condenado a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.