Pedido de impeachment contra Bolsonaro é protocolado

março 17, 2020 0 Por Romário Nicácio
Pedido de impeachment contra Bolsonaro é protocolado

(ANSA) – O presidente da República, Jair Bolsonaro, foi alvo de um pedido de impeachment apresentado nesta terça-feira (17) na Câmara dos Deputados.

O pedido, que foi realizado pelo deputado distrital Leandro Grass (Rede-DF) , é baseado nos ataques de Bolsonaro contra a imprensa e aos poderes, bem como o apoio do chefe de Estado aos protestos contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) realizados no domingo (15).

Na ocasião, o presidente deveria estar em quarentena pela probabilidade ter contraído coronavírus, no entanto, foi até o ato e teve contato físico com diversos manifestantes, indo contra as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na manifestação, Bolsonaro tirou fotos com seus apoiadores e pegou nas mãos de algumas pessoas presentes no ato.

“Desde que sentou na cadeira da Presidência da República, em janeiro de 2019, Bolsonaro vem praticando uma série de atos incompatíveis com o decoro que o cargo que ele ocupa exige. O país hoje está em crise econômica, estamos passando por uma crise mundial de saúde e ele ignorando os protocolos e colocando a população em risco. O Brasil não tem condições de superar essas crises com Bolsonaro na presidência. Ou ele, ou o povo”, disse Grass.

O pedido será encaminhado para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que precisa aceitá-lo ou não. Se for aprovado, é necessário a criação de uma comissão para resolver o caso. Após isso, se também receber sinal verde na Câmara, o pedido é levado ao Senado.