Notícias

PEC torna federal carreira de professores da educação básica

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 80/2015, do senador Fernando Bezerra Coelho (PSDB-PE), pretende definir a carreira de professores da educação básica como carreira nacional. A partir da proposta, se aprovada, o acesso à magistratura na educação básica se dará por concurso federal e a remuneração para o cargo será de responsabilidade exclusiva da União. Segundo o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB de Pernambuco), os estados e municípios nem sempre podem remunerar dignamente os professores, diante das dificuldades financeiras que enfrentam.

O senador explica que as regras valerão para os novos professores: “Todos os que irão para essa carreira serão os novos professores, ou seja, não vai haver transposição de cargos, que é uma medida vetada pela Constituição. Na medida das necessidades que forem surgindo a nível municipal e também estadual, que alguns estados também oferecem cursos na área da educação básica, é que serão realizados os concursos.”

+ Federalização da educação de base é aprovada no Senado

Fernando Bezerra Coelho acredita que falta discussão por parte do governo sobre a educação básica no Brasil. O objetivo da PEC, segundo ele, é revolucionar o setor, tendo em vista os baixos indicadores educacionais comparados aos de países desenvolvidos em avaliações internacionais.

“Estou convencido que nós teremos condições de mudar isso qualificando e remunerando melhor o professor. Os jovens não se estimulam a fazer a carreira de magistério, professor é muito mal remunerado no Brasil, e, com isso, terminamos contribuindo para esses indicadores sofridos que a educação básica no Brasil apresenta”, afirma o senador.

A PEC é complementar ao PLS 338 de 2015, também apresentado pelo senador, que prevê a destinação de pelo menos 60% das receitas do FUNDEB para a remuneração do magistério. O projeto está na Comissão de Assuntos Econômicos, enquanto a proposta de emenda aguarda designação do relator na Comissão de Constituição e Justiça.

Com informações da Agência Senado

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.