Parto normal ou cesariana? Tema pode cair na redação do Enem

No quadro “Pode cair no Enem – atualidades” do programa Todas as Vozes (Rede EBC), o jornalista Marco Aurélio Carvalho entrevistou Amanda Nogueira, professora de biologia e diretora de unidade do Sistema Elite de Ensino de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Amanda destacou que a polêmica sobre parto normal e cesariana pode surgir na redação e em outras questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

A ANS – Agência Nacional de Saúde – divulgou, no início deste ano, uma resolução para estimular o parto natural. O Brasil é campeão no número de cesarianas, cenário oposto, por exemplo, ao da Europa. Até mesmo campanhas publicitárias com gente famosa, como Kate Middleton e Gisele Bündchen, que estimulam o parto natural, não alteram significativamente o quadro. No país, ainda há uma crença, muito estimulada pelos planos de saúde, de que a cesárea é melhor para a mãe e o bebê.

Confira no player (clicando aqui) a entrevista completa e ouça dicas e orientações sobre o tema, além de obter provas antigas do Enem para auxiliar nos estudos.

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!