Participantes do Enem 2020 terão de usar máscaras nos locais de prova

agosto 1, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Participantes do Enem 2020 terão de usar máscaras nos locais de prova

Todos os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão que utilizar máscara de proteção desde a entrada até a saída do local de provas. Essa é uma das medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) adotada pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para garantir a segurança dos participantes e demais pessoas envolvidas na avaliação.

Segundo informações trazidas nos novos editais do Enem impresso e digital publicados na sexta-feira (31/07), será proibida a entrada no local de prova do estudante que não estiver fazendo uso da máscara, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020.

No entanto, no momento da identificação realizada pelo fiscal de provas, será necessária a retirada da máscara, sem tocar sua parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador.

Os acompanhantes das mulheres lactantes que fizeram a solicitação de atendimento especializado, também deverão portar máscara de proteção durante todo o período no local de provas. O item de segurança deve cobrir totalmente o nariz e a boca.

De acordo com o item 13.1.7.1 do edital, “o participante que comparecer ao local de aplicação das provas sem documento válido e/ou sem máscara de proteção à Covid-19 deverá aguardar fora do local de aplicação até que receba um dos documentos listados no item 12.2 ou 12.4 deste Edital e/ou a máscara de proteção à Covid-19.”

Sobre o Enem 2020

Devido à pandemia do coronavírus, o cronograma do Enem teve de ser alterado, inclusive as datas de aplicação das provas nas suas duas modalidades. Agora, o exame será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 para quem optou pela versão impressa, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 para os que vão realizar a versão digital, que será feita pela primeira vez desde a criação do Enem.