SP

Parques em SP são fechados para prevenção da febre amarela

Numa operação, que teve início neste sábado (21), em parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do estado, cerca de três mil moradores de um assentamento dentro do parque estão sendo vacinados. A medida visa prevenir a febre amarela que tem se espalhado na região. Por cautela, os parques públicos Horto Florestal e da Cantareira, áreas estaduais com densa vegetação remanescente da Mata Atlântica vão ficar fechados durante os fins de semana.

A operação de vacinação começou na última sexta-feira (20), devido a confirmações de exames sorológicos e histoquímico a presença do vírus da febre amarela em um macaco do gênero bugio. O animal foi encontrado morto no Horto Florestal. O vetor encontrado no macaco foi o mosquito haemagogus, que é bem comum se alojar em regiões rurais e de mata.

Durante a próxima semana, agentes sanitários realizarão uma ação afim de controlar vetores nas localidades em que mais os vetores se alocam, além de uma varredura para a coleta de amostras dos mosquitos, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde.

Por meio de um comunicado, a secretaria fez um alerta sobre a transmissão: “é importante destacar que macacos não transmitem a febre amarela para a população. Esses animais são hospedeiros do vírus, transmitido de forma silvestre pelos mosquitos haemagogus e sabethes”, disse.

Ainda segundo a secretaria, a vacinação é contraindicada a gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de lúpus, por exemplo).

Em 2016, foram contabilizados 22 casos e 10 mortes por febre amarela silvestre autóctones no estado de São Paulo. Desde 1942 que não era notificada casos de doença do tipo urbano no Brasil.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.