eclipse solar
Foto: ESA/ ROB

Na próxima segunda-feira (21), os olhos do mundo inteiro se voltarão para os Estados Unidos, quando a sombra da Lua atravessará o país da costa do Pacífico ao Atlântico, em apenas 90 minutos: haverá um grande eclipse total do Sol. A última vez que aconteceu algo assim foi em 1979. Por isso, este vem sendo chamado de “o grande eclipse norte-americano“. Nenhum outro país estará em condições de ver a totalidade do eclipse. Mesmo assim, outros lugares das Américas poderão testemunhar um eclipse parcial. É o caso das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Em Natal, a partir das 16h20 até o pôr do Sol, o fenômeno chegará aos 36% do Sol encoberto pela Lua – uma das maiores taxas em todo Brasil. E o Parque da Cidade é um dos lugares da capital potiguar com vista privilegiada para o poente.

Os astrônomos amadores da Associação Norte-Riograndense de Astronomia vão se reunir no Parque da Cidade, num evento promovido pelo site Astronomia no Zênite (www.zenite.nu), com o apoio da ONG internacional “The Planetary Society” (planetary.org) e vão instalar um telescópio especialmente adaptado, no pátio de eventos, que irá projetar a imagem do Sol para observação coletiva. Óculos e dispositivos com proteção também estarão disponíveis.

“Será uma ótima oportunidade para fotógrafos, cinegrafistas e o público em geral para testemunhar este que, provavelmente, será o eclipse mais comentado de toda História”, diz o organizador, José Roberto Vasconcelos. “É importante lembrar que as pessoas não devem olhar diretamente para o Sol, seja a olho nu ou com qualquer instrumento, pois há risco de danos permanentes à visão”, alerta o professor José Roberto Costa, idealizador do projeto. “Venham ao Parque nesta segunda a partir das 16h que estaremos com os equipamentos adequados e seguros”, complementou.

O evento é gratuito e será organizado pela equipe do Projeto “Astronomia no Parque”, que uma tarde de sábado por mês convida o público ao Parque da Cidade para falar sobre a Ciência dos astros.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.