Destaques, Natal

Parque da Cidade será ponto de visualização do eclipse solar na segunda-feira

eclipse solar
Foto: ESA/ ROB

Na próxima segunda-feira (21), os olhos do mundo inteiro se voltarão para os Estados Unidos, quando a sombra da Lua atravessará o país da costa do Pacífico ao Atlântico, em apenas 90 minutos: haverá um grande eclipse total do Sol. A última vez que aconteceu algo assim foi em 1979. Por isso, este vem sendo chamado de “o grande eclipse norte-americano“. Nenhum outro país estará em condições de ver a totalidade do eclipse. Mesmo assim, outros lugares das Américas poderão testemunhar um eclipse parcial. É o caso das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Em Natal, a partir das 16h20 até o pôr do Sol, o fenômeno chegará aos 36% do Sol encoberto pela Lua – uma das maiores taxas em todo Brasil. E o Parque da Cidade é um dos lugares da capital potiguar com vista privilegiada para o poente.

Os astrônomos amadores da Associação Norte-Riograndense de Astronomia vão se reunir no Parque da Cidade, num evento promovido pelo site Astronomia no Zênite (www.zenite.nu), com o apoio da ONG internacional “The Planetary Society” (planetary.org) e vão instalar um telescópio especialmente adaptado, no pátio de eventos, que irá projetar a imagem do Sol para observação coletiva. Óculos e dispositivos com proteção também estarão disponíveis.

“Será uma ótima oportunidade para fotógrafos, cinegrafistas e o público em geral para testemunhar este que, provavelmente, será o eclipse mais comentado de toda História”, diz o organizador, José Roberto Vasconcelos. “É importante lembrar que as pessoas não devem olhar diretamente para o Sol, seja a olho nu ou com qualquer instrumento, pois há risco de danos permanentes à visão”, alerta o professor José Roberto Costa, idealizador do projeto. “Venham ao Parque nesta segunda a partir das 16h que estaremos com os equipamentos adequados e seguros”, complementou.

O evento é gratuito e será organizado pela equipe do Projeto “Astronomia no Parque”, que uma tarde de sábado por mês convida o público ao Parque da Cidade para falar sobre a Ciência dos astros.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.