Parque da Cidade está no grupo das Unidades de Conservação mais visitadas do País

Parque da Cidade está no grupo das Unidades de Conservação mais visitadas do País

Parque da Cidade está no grupo das Unidades de Conservação mais visitadas do País

Romário Nicácio junho 10, 2015 Natal

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte está classificado no segundo grupo das Unidades de Conservação (UC´s) mais visitadas do País, com 150 a 300 mil visitas/ano. O índice é baseado num estudo divulgado pelo Instituto Semeia sobre a Situação do Uso Público nas UC’s brasileiras. O Instituto é uma organização não governamental que analisa e mapeia os modelos de UC´s, na categoria parques, disponíveis no Brasil.

Pela classificação do Instituto são cinco faixas de visitação na categoria parques, a primeira engloba as UC´s que recebem acima de 300 mil visitas/ano; a segunda de 150 a 300 mil visitas/ano – a qual esta incluso o Parque da Cidade; a terceira de 50 a 150 mil visitas; a quarta, abaixo de 50 mil visitas e a última, em que não houve visitação.

De janeiro a maio deste ano, já são 74.205 visitantes que entraram no Parque da Cidade por vários motivos. A média diária atual é de 618,38 visitantes/dia. A portaria de Cidade Nova recebeu 47.642 visitantes de janeiro a maio e a da avenida prefeito Omar O´Grady (Prudente de Morais) recebeu 26. 563 visitantes no mesmo período. Os horários de pico continuam sendo os mesmos: início da manhã e final da tarde.

Somente no mês de maio, entraram 14.602 visitantes no Parque da Cidade, sendo 8.809 pela Cidade Nova e 5.793 pela entrada da Av. prefeito Omar O´Grady e uma média diária de 471,03 visitantes. Em quatro dias da Semana do Meio Ambiente, que começou no dia 5 de junho, 3 mil pessoas visitaram o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Com esses números, a equipe técnica do PCDNM fez uma projeção anual de visitantes e chegou à expectativa de 189.663 visitantes este ano.

O PARQUE

O Parque da cidade foi idealizado com o objetivo de preservar uma das principais áreas de recarga de aquífero de Natal. Concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Unidade de Conservação foi inaugurada em junho de 2008. Com uma área de 132,36 hectares está situado na Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1), entre os bairros de Candelária e Cidade Nova. O local possui rica biodiversidade de espécies remanescentes de mata atlântica, e de animais mamíferos, répteis e pássaros.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos