Destaques, Parnamirim

Parnamirim oferece serviço gratuito e especializado em HIV/Aids

A Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim (SESAD) oferece o Serviço de Assistência Especializada (SAE) aos portadores do vírus HIV. O serviço possui atualmente, 740 pacientes cadastrados e conta com uma equipe multiprofissional, realizando cerca de 50 atendimentos por semana de forma ética e sigilosa.

O trabalho multidisciplinar do SAE dispõe de médicos infectologistas, enfermeiros, farmacêutico, psicólogo, assistente social e nutricionista. Os pacientes podem receber a medicação gratuita mensalmente. O chamado “coquetel” é formado por inibidores de transcriptase reversa. Além disso, o centro de referência realiza testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C e disponibiliza, ainda, às Unidades Básicas de Saúde (UBS), material para a realização dos testes rápidos.

Paralelamente, o SAE realiza atividades de conscientização na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) em diversas instituições. No mês de julho, foi fechada uma ação na Base Aérea de Parnamirim, onde foi ministrada uma palestra, alertando sobre a importância dos cuidados na prevenção das Hepatites B e C. As atividades também se estenderam para o projeto GerAções, que na sua primeira edição contou com 150 testes rápidos.

A enfermeira e coordenadora do SAE, Izabel Alves, alerta para a importância do diagnóstico precoce. “As pessoas com HIV iniciarão no SAE o tratamento precocemente e, com isso, reduzirão a carga viral e, consequentemente não será transmitido o vírus. Ou seja, a pessoa que vive com HIV vai diminuir a cadeia de transmissão”, disse.

O SAE possui demanda aberta. Qualquer pessoa pode procurar o ambulatório, desde que apresente um encaminhamento médico ou algum exame que comprove a indicação da doença. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. O Centro de Referência fica localizado na Rua Brigadeiro Pessoa Ramos, 31, no bairro da Cohabinal.

You Might Also Like

One comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.