Parnamirim anuncia plano de vacinação contra a Covid-19

Parnamirim anuncia plano de vacinação contra a Covid-19

Parnamirim anuncia plano de vacinação contra a Covid-19

Romário Nicácio janeiro 18, 2021 Coronavírus

O prefeito Rosano Taveira se reuniu, na tarde desta segunda-feira (18), com a secretária de saúde Tearezinha Rêgo e a equipe técnica da Sesad para fazer a revisão final do plano de vacinação contra a Covid-19 em Parnamirim. As doses da vacina Coronavac, aprovada para uso emergencial pela Anvisa, chegarão ao município na manhã desta terça-feira (19) e a vacinação será iniciada, já nesta terça-feira, a partir das 15h no lar para idosos Lean. Seguido desse ato simbólico, as vacinas estarão disponíveis nos 27 postos de vacinação espalhados pelo município a partir das 10h da quarta-feira (20). 

De acordo com o Plano de Municipal de Vacinação, a imunização, acontecerá em três fases, estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Na 1ª fase estão contemplados os trabalhadores da saúde que atuam diretamente na linha de frente no combate ao Coronavírus; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais, em instituições de longa permanência e a população indígena. Na 2ª fase, estão inseridos as pessoas de 60 a 74 anos. E na 3ª fase, as pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão, doença pulmonar, obstrutiva, crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. 

As vacinas estarão disponíveis para a população, atendendo aos critérios dos grupos prioritários de cada fase, em 27 salas de vacinação espalhadas por todos os bairros do município, sendo 24 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e três pontos fixos localizados na Maurício de Nassau da Cohabinal, na Lampadinha da BR e no Nordestão da Avenida Maria Lacerda em Nova Parnamirim.  

Em um segundo momento, a medida que as doses da vacina forem sendo enviadas ao município, a secretaria de saúde estuda a realização da vacinação, também no estilo Drive Thru, aumentando a capacidade de imunização. 

A secretaria disponibiliza ainda os telefones 3644-8106 e 3644-2553, para vacinação em condomínios para pessoas com dificuldade de locomoção, de acordo com agendamento prévio e atendendo aos critérios dos grupos prioritários. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos