Notícias

Parceria com setor privado vai incorporar 5 mil câmeras ao Ciosp

Uma nova ação do Governo do Estado vai permitir a integração de cinco mil câmeras de vigilância ao Centro de Operações Integradas em Segurança Pública (Ciosp) da Secretaria de Segurança Pública. Para isso, foi assinado nesta segunda-feira (9) o termo de cooperação “Conectados com a Segurança” com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL).

No ato de assinatura, o governador Robinson Faria lembrou que desde o início a atual gestão vinha buscando essa parceria com o setor privado. “Agora concretizamos essa colaboração e a CDL abre caminho para ampliarmos a integração dos sistemas de vigilância privado na luta contra o crime”, afirmou o Governador.

Todos os setores produtivos da sociedade civil e condomínios residenciais poderão integrar as imagens das suas câmeras voltadas para as ruas. Isso permitirá uma ampla cobertura da cidade. O termo de cooperação assegura o sigilo da origem das imagens cedidas.

Hoje 20 câmeras do setor privado estão integradas ao Ciosp. A perspectiva é de que outras cinco mil venham a ser integradas. “Nós temos tecnologia e recursos humanos capacitados para este trabalho. Nosso propósito é interligar toda Natal”, informou a secretária de Segurança, Sheila Freitas.

O presidente da CDL, Augusto Vaz, considerou o acordo assinado com o Governo do Estado “um grande passo para melhorar a segurança”.  Ele disse que há 11 anos a CDL discutia essa integração que agora é concretizada.

COMO VAI FUNCIONAR A INTEGRAÇÃO

•        As câmeras de empresas privadas que compõem o circuito interno, e que estão apontadas para a rua, serão interligadas ao Ciosp.

•        As imagens poderão ser acessadas em tempo real, online, a qualquer momento no Parque de Monitoramento do Ciosp.

•        Os registros gravados, pelo termo do acordo de cooperação, devem ser mantidos por até cinco dias para auxiliar as investigações de eventuais crimes, identificação de criminosos ou prevenção de delitos.

•        As imagens serão essenciais na resolução de crimes ou qualquer outro tipo de ocorrência, como, por exemplo, acidentes automobilísticos.

•        Ao todo, cerca de 5 mil câmeras estarão interligadas ao Ciosp de forma georreferenciada. Ou seja, tão logo seja verificado o delito é possível designar a viatura mais próxima disponível para o local.

•        Para operar o sistema não será preciso incremento de policiais por turno em virtude de ser aplicado o monitoramento por demanda, ou seja, as câmeras serão acessadas caso um crime seja reportado.

•        O sistema de cooperação é uma tendência verificada na segurança pública de outras cidades do Brasil, como São Paulo, e em outros países, como no caso de Londres, na Inglaterra.

•        A princípio, o projeto contempla apenas Natal, mas a ampliação para os municípios da região metropolitana e, posteriormente, Mossoró, também está nos planos de expansão da Sesed.

•        O próximo passo é que os imóveis residenciais também possam fornecer as imagens para o Ciosp.

•        Para isso, empresas, condomínios ou qualquer pessoa jurídica que tenha interesse em aderir ao projeto pode entrar em contato com a CDL Natal no 4009-0000 ou pelo endereço de email segurança@cdlnatal.com.br.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.