Mundo

Papa Francisco mostra disponibilidade para discutir unificação da Páscoa com ortodoxos

Papa-francisco

(ANSA) – O papa Francisco confirmou nesta sexta-feira (12) a disponibilidade do Vaticano de discutir uma data unificada para a celebração da Páscoa dos católicos e dos ortodoxos. A declaração foi dada durante uma visita do Pontífice a um retiro de sacerdotes em Roma. Atualmente, o dia da ressurreição de Cristo é celebrado com uma semana de diferença entre as duas igrejas, que usam calendários diferentes.

Em ambos os casos, a Páscoa acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera no Hemisfério Norte – e de outono no Sul -, quando o dia e a noite têm a mesma duração.
No caso católico, o equinócio cai sempre em 21 de março, mas os ortodoxos ainda usam o calendário juliano, fazendo com que a data seja celebrada em um dia diferente.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail. O artigo continua após o formulário!

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Durante o retiro de sacerdotes, Jorge Bergoglio também contou uma piada sobre o assunto: “Um católico e um ortodoxo se encontram e se perguntam: ‘O seu Cristo ressuscitou?’. O outro responde: ‘O meu renasce só no domingo que vem'”. (ANSA)

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.