Mundo

Papa Francisco diz que salários menores para mulheres é um ‘escândalo’

Papa
Foto: Reuters / Stefano Rellandini

O Papa Francisco classificou como “um escândalo” a diferença salarial entre homens e mulheres em um apelo para o fim da situação feito nesta quarta-feira (29). Francisco disse ainda que os cristãos deveriam reprovar esta atitude.

“Por que é dado como certo que mulheres devem ganhar menos que homens? Não! Elas possuem os mesmos direitos. A discrepância é um escândalo”, disse a centenas de milhares de pessoas em seu discurso geral na Praça de São Pedro. Levantando a voz para ênfase à situação, Francisco disse que cristãos deveriam “definitivamente apoiar o direito de igualdade salarial para trabalhos iguais”.

Segundo estatísticas da agência Eurostat, mulheres na União Europeia receberam em média 16,4% a menos que homens em 2013, enquanto dados norte-americanos indicam que mulheres ganham 77 centavos de dólar a cada dólar que um homem ganha, de acordo com salários médios anuais.

Francisco disse que quer que mulheres tenham um papel maior na Igreja Católica romana ao redor do mundo e na burocracia do Vaticano, mas disse que “a porta está fechada” para a possibilidade de mulheres se tornarem padres. A igreja ensina que mulheres não podem se tornar padres porque Jesus deliberadamente escolheu somente homens como seus apóstolos. Os que defendem o sacerdócio feminino rejeitam essa versão, alegam que agiu de acordo com as normas de sua época.

Com informações do G1.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.