Notícias

Papa Francisco condena a injustiça social e a “cultura do descartável” da globalização

Papa Francisco lançou hoje um ataque mordaz sobre a injustiça económica e da "cultura do descartável" da globalização
Papa Francisco lançou hoje um ataque mordaz sobre a injustiça económica e da “cultura do descartável” da globalização

O Papa Francisco lançou um novo ataque sobre a injustiça econômica, condenando a “cultura do descartável” da globalização e exigindo novas formas de pensar sobre a pobreza, bem-estar, emprego e sociedade. Em um discurso para a associação de movimentos cooperativos italianos, ele apontou para o “aumento vertiginoso do desemprego” e os problemas que os sistemas existentes tiveram no atendimento das necessidades de saúde.

Para aqueles que vivem “nas margens existenciais” o atual sistema social e político “parece fatalmente destinado a sufocar a esperança e aumentar os riscos e ameaças”, disse ele. O papa nascido na Argentina, que tem criticado frequentemente a economia de mercado ortodoxos por fomentar a injustiça e a desigualdade, disse que as pessoas eram forçadas a trabalhar longas horas, às vezes na economia paralela, por algumas centenas de euros por mês, porque eles eram vistos como facilmente substituíveis.

”Você não gosta? Vá para casa. O que você pode fazer em um mundo que funciona assim? Porque há uma fila de pessoas à procura de trabalho. Se você não gostar, alguém o fará “, disse ele em uma mudança espontânea a partir do texto de seu discurso. “É a fome, a fome que nos faz aceitar o que eles nos dão”, disse ele.

Suas observações têm ressonância especial na Itália, onde o desemprego, sobretudo entre os jovens, está funcionando em níveis recordes, depois de anos de recessão econômica. Mas sua mensagem geral era de que a lógica econômica deve ser secundária às necessidades mais amplas da sociedade humana. “Quando o dinheiro se torna um ídolo, que comanda as escolhas do homem. E assim ele deixa o homem em ruínas e o condena. Isso faz dele um escravo “, disse ele. “Dinheiro a serviço da vida pode ser gerenciado de maneira correta por cooperativas, com a condição de que se trata de uma cooperativa real, onde o capital não tem comando sobre os homens, mas os homens sobre o capital “, disse o pontífice.

As informações são do Daily Mail.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.