Portal N10

Os segredos para se tornar uma pessoa mais produtiva

Os detalhes que sustentam a proatividade dessas pessoas

Você já se perguntou qual é o segredo número um por trás de uma pessoa produtiva? Aqui você pode consultar 10 detalhes que sustentam a proatividade dessas pessoas, de acordo com uma lista do Fórum Econômico Mundial (WEF – sua sigla em inglês).

Segredo 1: Pense em minutos, não em horas

A maioria das pessoas dividem seu dia em horas e meia hora, mas você sabe quantos minutos o dia tem? A resposta é 1440 minutos… e cada um deles conta de forma decisiva. Imagine que todos os dias você consiga 1440 reais para gastar com o que deseja e o que não gastou, desaparecerá no final do dia. O mesmo acontece com o tempo e não se esqueça de que o dinheiro se recupera, mas o tempo não.

Segredo 2: Concentre-se em uma coisa

As pessoas hiperprodutivas sabem como reconhecer a tarefa mais importante e trabalhar nela durante as manhãs, sem qualquer interrupção. Você precisa investir a primeira parte do dia trabalhando na prioridade número 1.

Segredo 3: Não use uma lista de coisas para fazer

Esqueça as listas que buscam regrar o seu dia. De acordo com estudos, 41% das coisas que incluímos neste tipo de documento nunca se materializam e isso só gera constipação e insônia. É melhor pensar em estruturar suas atividades em blocos de 15 minutos.

Segredo 4: Pare de procrastinar e viajar no tempo

Você não pode confiar em seu futuro “eu”, então pare com esse auto-engano. Um exemplo: se você encher a geladeira com frutas e verduras para ter uma dieta saudável durante toda a semana, é provável que no próximo domingo você esteja jogando muita dessa comida no lixo. As pessoas produtivas sabem como antecipar uma futura “auto-sabotagem” e com o realismo que elas possuem, imediatamente procuram soluções.

Segredo 5: Há muito mais do que trabalho

Há sempre outra coisa a fazer, algo mais que deve ser avançado ou algo mais que poderia ter sido feito. Mas essas pessoas sabem que nem tudo na vida é trabalho, é por isso que eles distribuem 1440 minutos em cada área importante: trabalho, família, exercícios e passatempos.

Segredo 6: Não esqueça os pequenos cadernos

O multimilionário Richard Branson, fundador do Virgin Group, disse em mais de uma ocasião que ele não teria conseguido construir seu império sem um simples caderno o acompanhando onde quer que ele fosse. Segundo ele, “esta é uma lição que vale um milhão de dólares e que eles não ensinam nas escolas de negócios. Anote tudo que for agregador em sua vida.”

Segredo 7: Verifique sua caixa de entrada algumas vezes

Não é necessário verificar constantemente o e-mail ou responder a todos os sons que o seu smartphone emite. Você pode agendar certas horas do dia para verificar rapidamente suas contas pessoais.

Segredo 8: Evite reuniões desnecessárias

As reuniões podem “comer” o tempo: elas começam tarde, às vezes reúnem as pessoas erradas, se perdem na questão central e continuam consumindo o precioso tempo de todos. As pessoas produtivas evitam reuniões diárias e, se forem essenciais, garantem que não excedam o tempo necessário.

Segredo 9: Diga ‘não’ a ​​quase tudo

Warren Buffett (investidor e filantropo americano) disse uma vez: “A diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas muito bem-sucedidas é que o último diz NÃO pra quase tudo”. Se algo não for realmente grandioso, então deve ser dito um não. Lembre-se: você só tem 1440 minutos. Não os desperdice desnecessariamente.

Segredo 10: siga a fórmula 80/20

Esta lei, ou regra, ou ainda princípio 80/20 como preferem alguns teóricos, foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1906. Em síntese, a lei afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Deste modo, as pessoas sabem quais são as atividades que levam aos melhores resultados, e com isso, devem focar nelas, ignorando todo o resto.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.