Destaques, Universo

Os 7 fenômenos espaciais previstos para 2018

Faltando poucos dias para acabar o ano de 2017, é hora de pensar sobre o que nos aguarda no próximo ano. Se você é fascinado por coisas do universo, nada melhor do que tomar conhecimento dos 7 eventos astronômicos que veremos em 2018. Doze meses que serão marcados por fascinantes e emocionantes eventos espaciais que nos farão manter os olhos no céu.

O que acontece além da Terra continua a revelar mistérios não resolvidos. Enquanto nossa vida é marcada pela rotina, tarefas e obrigações a cumprir, acontecimentos astronômicos de todos os tipos estão ocorrendo logo acima de nós. Se você é curioso e tem desejado ver mais coisas do tipo da Super Lua ou de um eclipse solar, é bom ficar de olho nos eventos astronômicos que nos aguardam.

1. Eclipses solares

Os próximos doze meses serão marcados por um dos fenômenos mais marcantes e bonitos para se ver da Terra. Em 2018, haverá três eclipses solares parciais e dois eclipses lunares, que podem ser vistos em diferentes partes do mundo.

eclipse solar

Foto: Zbreeze / Pixabay

31 de janeiro: eclipse lunar total visível da Austrália, América do Norte, Ásia Oriental e Oceano Pacífico.
15 de fevereiro: eclipse solar parcial visível de parte da Antártida, Chile e Argentina
13 de julho: eclipse solar parcial visível da Antártica e do sul da Austrália
27 de julho: o eclipse lunar total é visível da maioria da Europa, África, Ásia ocidental e central e Austrália Ocidental.
11 de agosto: eclipse solar parcial visível no Nordeste do Canadá, na Gronelândia, no norte da Europa e no Nordeste da Ásia.

2. Chuva de meteoro

Foto: NASA

Outro dos eventos astronômicos mais esperados é a chuva de meteoros. Em 2018, poderemos apreciá-los novamente. O primeiro grande evento acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto, onde haverá até 60 meteoros por hora; A segunda ocorrerá entre 13 e 14 de dezembro com até 120 meteoros por hora. Lembre-se que durante o resto dos meses também haverá mais chuvas de meteoros, mas de menor importância.

3. Buraco negro

Buraco negro

Foto: Moritz 320 / Pixabay

Em abril deste ano, aprendemos sobre o trabalho realizado pelo projeto Event Horizon Telescope para fotografar um buraco negro pela primeira vez. Será em 2018 quando veremos as primeiras imagens de Sagittarius A*, o buraco negro supermassivo localizado no centro da nossa Via Láctea.

Até agora, o melhor que vimos é o instantâneo tirado pelo Observatório Europeu do Sul entre 2006 e 2013, onde uma nuvem de poeira pode ser vista movendo vários pontos.

4. Novas missões para a Lua em 2018

Lua

Foto: Yklimphoto / Pixabay

Será que uma pessoa chegará à Lua em 2018? Esta possibilidade não é descartada. E menos ainda se levarmos em consideração os planos de certos países e empresas para pisar no solo lunar novamente. Por exemplo, a Índia vai colocar um explorador na lua no próximo ano, pela primeira vez na história de seu país. A China realizará duas missões: Chang’e 4 e Chang’e 5.

A SpaceX continua com seus planos de fazer uma viagem lunar com dois turistas a bordo. Um projeto similar no qual os Estados Unidos também poderiam estar atuando. Por sua parte, o Google e o Lunar XPrize pretendem colocar um robô na Lua.

5. Asteroides

Asteróide

Foto: UKT2 / Pixabay

2018 é colocado como o ano em que serão feitos progressos em relação aos asteroides. No mês de junho, JAXA Hayabusa 2, lançado em 2014, irá encontrar o asteroide Ryugu, perto da Terra. E em agosto, OSIRIS – REx da NASA se reunirá com Bennu.

6. “Fogos de artifício estelar”

fogos de artifício estelar

As previsões dos cientistas indicam que ao longo dos próximos meses iremos assistir a uma explosão de fogos de artifício de alta energia, um evento astronômico raro. Isso ocorrerá quando um pulsar (um remanescente estelar do tamanho de uma cidade, 20 quilômetros de diâmetro e pesando quase o dobro do tamanho do Sol) coincide na órbita de uma estrela gigante em nossa Via Láctea, conhecida como MT91 213 , com uma massa 15 vezes maior que a do Sol e que brilha 10.000 vezes mais. Sem dúvida, será um dos eventos mais aguardados de 2018.

7. Sonda de mercúrio

Planeta mercúrio

Foto: Skeeze / Pixabay

Finalmente, a ESA e a JAXA lançarão a missão BepiColombo para investigar Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol em nosso Sistema Solar. Claro, os primeiros resultados podem chegar só depois até 2025.

Esta pesquisa vem após a missão Cassini deste ano, que nos permitiu estudar Júpiter e as sondas planetárias, desconhecidas até então.

E então, ansiosos para acompanhar esses grandiosos eventos? Certamente, nos próximos 12 meses estarão sendo produzidas novas descobertas e novidades no espaço.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.