Portal N10

Os 6 erros mais comuns ao fazer uma dieta para emagrecer

Você já cometeu algum desses erros?

Nem sempre é fácil seguir uma dieta saudável que o ajude a emagrecer e ganhar massa magra durante os exercícios físicos, ainda mais quando se busca dicas pela internet, onde a maioria nem sempre irá lhe ajudar a conseguir o objetivo final

Pensando nisso, irei revelar quais são os erros nutricionais mais comuns que o impedem de perder peso:

1 – Não consumir gordura

O quê? Nos anos 80 e 90, as dietas costumavam eliminar a gordura das suas refeições. A realidade é que estudos como o da Dra. Barbara Howard do Medstar Research Institute, descobriram que a perda de peso entre pessoas que consomem uma quantidade de gordura de forma regular e aqueles que a consumem em menor grau é praticamente nula (menos do que 400 gramas).

2 – Achar que os sucos de frutas são 100% saudáveis

Acredita-se que consumir sucos de frutas naturais é bom para a saúde, mas se você quiser consumir, por exemplo, suco de laranja, é bem melhor [e mais saudável] chupar uma laranja.

Isto é devido à grande quantidade de açúcar que elas contêm. Quando você toma um copo de suco, você realmente bebe a água com açúcar de todas as laranjas ou frutas espremidas (6 a 8) de acordo com a pesquisa de Harvard.

3 – Carboidratos

macarrão carboidrato
Foto: Conger Design / Pixabay

Reduzir carboidratos é a melhor coisa que você pode fazer para perder peso, ou seja, reduzir o consumo de farinha e cereais, como milho, trigo, macarrão ou arroz. Sejamos claros: você não deve deixar o carboidrato de lado, apenas reduzir o consumo.

Isso é explicado pela Dra. Catherine Rolland, do Centro de pesquisa sobre obesidade e epidemiologia na Gordon University, no Reino Unido.

4 – Comer muita proteína

carne
Fotos Públicas

As proteínas reinam absolutas no mundo da nutrição, de acordo com alguns estudos, como o dos Drs. Westerterp e Plantenga da Universidade de Maastricht, nos Países Baixos.

Na dieta da proteína os carboidratos passam a ser substituídos por proteínas e gorduras. As proteínas são digeridas lentamente, o que faz com que a sensação de saciedade seja prolongada por longos períodos.

Além disso, nesse processo, que é chamado de cetose, o corpo é induzido a não sentir fome, pois não há limites para a quantidade de alimentos que podem ser consumidos — há apenas a restrição do consumo de alguns alimentos, ou seja, aqueles alimentos que possuem carboidratos.

Realmente, a dieta da proteína emagrece rápido, mas ela não proporciona um emagrecimento saudável, pois ao restringir a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, o organismo passa a não receber os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.

5 – Comer ovo em excesso

ovo
Foto: Couleur / Pixabay

Nós sempre fomos informados de que o ovo tem níveis elevados de colesterol. Mas nem tudo é colesterol ruim, ele também contém uma boa quantidade de vitaminas, proteínas e minerais que nosso corpo precisa, além de colesterol de boa qualidade que ajuda o coração de acordo com a Dra. María Luz Fernández, da Universidade de Connecticut.

Diversos estudos mostraram que o consumo de um ovo por dia é o recomendável e pode até prevenir alguns tipos de infarto. Por isso, pegue leve nos ovos cozidos, pois tudo em excesso sempre faz mal.

6 – Comer fibra em grandes quantidades

Sim, é verdade: uma boa dieta deve conter fibras – que podem ser encontradas em vegetais, frutas e cereais, e não consumi-la pode impedir que seus planos de redução de peso diminuam muito.

Mas um estudo da Freeman of Amgen Incorporated, na Califórnia, explica que uma grande quantidade de fibra ajuda você a sentir uma maior sensação de saciedade em comparação com outros alimentos, o que o impede de comer mais.

Isso pode ser comparado a dieta da proteína, que não proporciona um emagrecimento saudável, pois ao restringir a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, o organismo passa a não receber os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.


E aí, você já cometeu algum desses erros?

You might also like
2 Comments
  1. […] você está incorporando algumas vitaminas e minerais essenciais em seu plano de nutrição. Estas vitaminas e minerais irão certificar-se de que você está recebendo o que você precisa para continuar, garantir a […]

  2. […] da fibra na redução de peso ou prevenção de ganho de peso pode muito bem ocorrer através da redução da ingestão de […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.