Dicas

Orientação profissional: como escolher a melhor carreira

Escolher um caminho profissional é uma das decisões mais difíceis para a maioria das pessoas. Entre as mais diferentes áreas de atuação, sortudos são aqueles que sabem com clareza aquilo que desejam fazer futuramente. Se você está pensando em começar um curso de graduação, mas ainda não tem certeza do melhor curso, confira algumas dicas de orientação profissional e veja como escolher a melhor carreira para você.

  1. Avalie seus gostos e pontos fortes

Pode parecer repetitivo, mas levar em conta aquilo com que você se identifica pode ser o melhor caminho para não errar na carreira. Não é incomum encontrar pessoas que fazem a escolha profissional de acordo com uma expectativa de conseguir um emprego promissor e se veem frustradas por trabalhar com algo que não traz felicidade.

Levando em conta os seus pontos fortes, é muito mais fácil trilhar uma carreira promissora em diferentes aspectos, seja por retorno financeiro e até mesmo por satisfação pessoal. Pessoas com boa facilidade de comunicação, por exemplo, podem apostar nessa habilidade para entrar em áreas relacionadas à venda, publicidade e marketing.

  1. Pesquise bem sobre a área que você deseja ingressar

            Você está em dúvida sobre um ramo ou outro? Pesquisar sobre as áreas que despertam o seu interesse é uma excelente medida para não errar na hora de escolher uma carreira. Analisar a grade curricular do curso que você deseja e conhecer bem o programa dessa graduação te deixará ainda mais preparado e te ajudará a entender se esse é realmente o curso ideal para você. Em sites de universidades, como o da Unip, por exemplo, você encontra informações detalhadas sobre as oportunidades de graduação.

  1. Converse com profissionais já formados

            Conversando com pessoas próximas, amigos e parentes, você pode conhecer sobre diferentes profissões e experiências. Com esses relatos, é possível entender melhor a realidade de determinadas carreiras e também aprender sobre diferentes áreas de atuação com as quais você pode se identificar.

  1. Faça teste de aptidão com um orientador profissional

            Por último, encontrar um bom profissional de psicologia e realizar um teste de aptidão profissional pode ser uma excelente medida para orientar aqueles que ainda não sabem qual carreira seguir. Por meio de algumas perguntas e realização de uma série de atividades, psicólogos podem te ajudar a descobrir o ramo que mais combina com a sua personalidade.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.