Notícias

Organização alerta para a persistência do trabalho infantil no RN

A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) alerta que a meta de erradicação das piores formas de trabalho infantil, fixada para o ano de 2016 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), está muito longe de ser atingida. O órgão lembra que, somente no Brasil, são 3,3 milhões de crianças em situação de trabalho e aponta a persistência da exploração de menores no Rio Grande do Norte.

“Em matadouros no Rio Grande do Norte, eles separam pele e músculo do boi abatido e andam descalços no sangue ainda morno do animal. Na Bahia, pequenos 10 pequenas que nunca foram a escola ajudam a sustentar sua família se movimentando ao lado de abutres e separando detritos nos aterros sanitários. Para que possam fazer seus churrascos, os paulistanos compram carvão vegetal manejado por dedos miúdos, unhas negras e pulmões manchados”, escreve o órgão em nota.

No ano de 2006, uma conferência promovida pela OIT e representantes de diversos países estabeleceu a meta de erradicação das piores formas de trabalho infantil até o ano de 2016.

No ano de avaliação da meta, especialistas demonstram preocupação com o fato de, após avanços no Brasil como a remodelação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do estabelecimento de metas de permanência escolar por programas como o Bolsa Família, em novembro de 2015, pesquisas mostraram que, pela primeira vez em 10 anos, aumentou o número de crianças trabalhando no país. No ano passado, revelou o estudo, o número de crianças trabalhando foi de 9,48%.

“Não existe crise econômica ou política que justifique a elevação desse número. Pressupomos que a sustentabilidade da erradicação do trabalho infantil não é garantida pelas políticas vigentes”, afirma a coordenadora do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (IPEC/OIT), Maria Cláudia Falcão, em texto veiculado pela Andi.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.