Notícias

Operação resgata 50 pássaros em feira livre na ‘Cidade da Esperança’

O combate ao tráfico de animais silvestres vem sendo intensificado na capital potiguar com as ações integradas realizadas pela Guarda Municipal do Natal (GMN), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e as polícias civil e militar.

A mais nova operação foi deflagrada na manhã deste domingo (18), na feira livre do bairro de Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal, e resultou no resgate de 50 pássaros que estavam sendo comercializados ilegalmente.

Na operação, os fiscais ambientais catalogaram 11 espécies resgatadas, sendo elas o Galo-de-Campina (14), Sibite (11), Golinha (09), Caboclinho (05), Azulão (03), Canário da Terra (03), Anumará (02), Periquito da Caatinga (01), Sabiá-da-Praia (01), e Sábia Laranjeira (01). Os pássaros estavam presos em pequenas gaiolas e viajantes, alguns com uma quantidade de aves superior ao que deveria comportar no espaço, o que resulta em situação de maus tratos.

A coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Francineide Maria, lembrou que com essa operação na Cidade da Esperança e outra realizada no meio da semana na feira do Carrasco foram resgatados 205 pássaros de várias espécies, inclusive aves ameaçadas de extinção como o Verdelin. Foram ainda apreendidas diversas gaiolas, viajantes e armadilhas que serão destruídas. “Nas duas intervenções nos conduzimos cinco suspeitos de crime ambiental a delegacia para prestar esclarecimentos, sendo dois detidos nesta operação e três na do Carrasco”, contou.

Antes da operação ser deflagrada é realizada uma investigação conjunta por parte do Núcleo de Inteligência (NIT) da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) no intuito de identificar as pessoas que estão cometendo o delito. Nesse sentido, guardas municipais e policiais civis se misturam com os frequentadores da feira livre e conseguem com a ação evitar que com a chegada da fiscalização os suspeitos consigam se evadir do local com os pássaros.

Dados registrados pela equipe de fiscalização ambiental da Semurb apontam que durante o ano foram resgatados em Natal e região metropolitana 1.269 pássaros. “Estimamos que somente em pássaros o prejuízo do tráfico seja superior a R$ 1 milhão”, avaliou o supervisor de Fiscalização de Ambientes Naturais e Biodiversidade da Semurb, Gustavo Szilagyi.

As espécies de pássaros mais resgatados neste ano foram: Golinha (217), Galo-de-Campina (206), Sibite (154), Canário da Terra (107) e Azulão (89). Todas as aves bem avaliadas clinicamente são devolvidas ao seu habitat natural com a soltura realizada em áreas de preservação ambiental.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.