Operação da Cosern desativa 25 ligações clandestinas em fábricas e depósitos de gelo

Operação da Cosern desativa 25 ligações clandestinas em fábricas e depósitos de gelo

Operação da Cosern desativa 25 ligações clandestinas em fábricas e depósitos de gelo

Rafael Nicácio dezembro 22, 2020 Destaques

A Cosern realizou nesta terça-feira (22), em todas as regiões do estado, a “Operação Gato Gelado”. A ação é um desdobramento da “Operação Varredura” e teve como objetivo identificar e desativar ligações clandestinas de energia (o popular “gato”) em fábricas e depósitos de gelo.

Ao longo de todo o dia, 38 equipes técnicas fizeram 97 inspeções em alvos previamente mapeados em 33 municípios potiguares. No total, foram identificadas e desativadas 25 irregularidades (20 fraudes e 05 furtos). A Cosern abriu 08 boletins de ocorrências e ainda está calculando o volume de energia recuperado com a ação ao longo do dia.

A Polícia Militar apoiou a operação e realizou 04 prisões em flagrante em Natal, Caicó, Pau dos Ferros e Tibau e conduziu os responsáveis pelas irregularidades para prestar depoimento nas respectivas delegacias. A fraude é quando o consumidor já é cliente da Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica da Cosern sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.

“Esta foi a maior operação simultânea de combate às fraudes já realizada em um único dia em todo estado”, explica Gilmar Mikeias, Gerente de Recuperação da Receita da Cosern. “O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a 08 (oito) anos de reclusão”, lembra Gilmar. “Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos”, complementa o Gerente.

Operação da Cosern desativa 25 ligações clandestinas em fábricas e depósitos de gelo

De acordo com Júlio Giraldi, Superintendente de Relacionamento com Clientes da Cosern, as ações de combate às ligações clandestinas serão intensificadas em 2021. “Vamos investir ainda mais em tecnologia e inteligência para dificultar cada vez mais a realização desse tipo de crime”, declarou Júlio.

Números de 2020

De janeiro até agora, a Cosern realizou 61.941 inspeções em unidades consumidoras e desativou ou regularizou 7.120 ligações irregulares em todo estado. Ao todo, 12 pessoas foram presas pela polícia em todo estado cometendo a irregularidade. O volume de energia recuperado nas diversas fases da “Operação Varredura” seria suficiente para abastecer, por exemplo, os municípios de Parnamirim e de São Gonçalo do Amarante, juntos, por 30 dias.

A população pode denunciar as fraudes, de forma anônima e segura, no telefone 116 ou no site da Cosern (www.cosern.com.br).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos

5 editores de vídeo para Android

julho 30, 2021

5 editores de vídeo para Android

Produzir vídeos para as redes sociais, já deixou de ser tarefa apenas para grandes influenciadores. Hoje em dia qualquer usuário de Instagram, Tik Tok e demais rede...