Operação começa a fiscalizar cumprimento dos decretos no RN

Operação começa a fiscalizar cumprimento dos decretos no RN

junho 4, 2020 0 Por Romário Nicácio

Teve início nesta quinta-feira (4) a “Operação Pacto Pela Vida“, uma ação integrada entre o Governo do Rio Grande do Norte e as prefeituras, que irá fiscalizar o cumprimento dos decretos estaduais relacionados às medidas previstas no combate ao coronavírus em vários municípios do estado.

A operação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) envolve as Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros. Serão realizadas ações de fiscalização nos bairros, áreas comerciais e orlas das cidades para aumentar o índice de isolamento social, que atualmente gira em torno de 40%, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) seria 70%. O isolamento social ainda é a medida considerada mais eficaz no combate à Covid-19.

Por meio de jornada extraordinária de serviço, serão pagas diárias operacionais aos agentes de Segurança.

“O efetivo será empregado nas áreas apontadas pela Secretaria de Saúde baseadas nos dados dos casos de coronavírus. A Segurança Pública do Estado em parceria com as Prefeituras auxiliará os municípios no aumento do isolamento social, colaborando para melhorar esse cenário tão difícil”, explicou o secretário de Segurança, Coronel Francisco Araújo.

Ao longo da semana, o governo do Estado dialogou com os prefeitos de várias cidades para colaboração no aumento do índice de isolamento social. Mesmo com a abertura de mais de 300 leitos pelo Governo do Estado, o percentual de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) chega diariamente aos 95%.

“Estamos destacando como é importante a participação municipal nessa hora. O Governo segue abrindo leitos nos hospitais, cedendo equipamentos, convocando profissionais, mas se as pessoas não ficarem em casa, esta batalha se tornará cada vez mais difícil. Por isso o engajamento das prefeituras nessa luta é decisiva, assim como a integração dos órgãos de fiscalização, sob pena de não termos eficácia. Só assim vamos conseguir vencer a pandemia, contando com o apoio também da sociedade”, disse a governadora Fátima Bezerra na ocasião.