Notícias

Onofre Lopes oferece reabilitação para quem ficou com sequelas pós-covid

A equipe multiprofissional da Unidade de Reabilitação do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à rede Ebserh, está atuando na reabilitação de pacientes pós-covid-19. Objetivo é auxiliar na recuperação das sequelas decorrentes da doença.

Para obter atendimento, o usuário precisa de encaminhamento médico com a descrição da sequela que está apresentando.

As marcações são presenciais, na recepção da própria Unidade de Reabilitação, que conta com equipe formada por profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional. Os usuários com encaminhamento passarão por triagem inicial para inclusão em um programa específico voltado aos casos pós-covid. As sessões terapêuticas são individuais, duas vezes por semana, com duração de até 30 minutos.

As atividades inseridas no projeto incluem:

  • Técnicas de relaxamento e alongamento corporal;
  • Técnicas de reorganização da rotina ocupacional;
  • Auriculoterapia;
  • Ventosaterapia;
  • Técnicas de fortalecimento e resistência muscular;
  • Uso de eletro e termoterapia.

As principais sequelas pós-covid apresentam cansaço excessivo, tosse, nariz obstruído, sensação de falta de ar, perda de paladar, dores de cabeça e no corpo, diarreia, confusão mental e diminuição de memória.

De acordo com a chefe da Reabilitação do HUOL, Ivania Cleide Cavalcanti, a síndrome pós-covid é caracterizada por sequelas funcionais, neurológicas e pulmonares, que exigem cuidado multidisciplinar e especializado. “O tratamento é importante para a recuperação funcional do indivíduo e retorno às atividades cotidianas,” explica.

Serviço

  • O quê: Reabilitação pós-covid-19.
  • Especialidades: Fisioterapia e terapia ocupacional.
  • Público: Curados da covid-19 ainda com sequelas da doença.
  • Requisitos: Encaminhamento médico com a descrição da sequela, documento de identificação e cartão SUS.
  • Agendamentos: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, na recepção da Unidade de Reabilitação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.