Saúde

OMS diz que café não causa câncer

Café

(ANSA) – O café não causa câncer. Ao menos é o que diz um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que será divulgado nesta quarta-feira (15). Cerca de 20 especialistas internacionais elaboraram um parecer para a Agência para Pesquisas de Câncer (Iarc, na sigla em inglês) e ‘absolveram’ a bebida de causar a doença.

Em 1991, o café foi incluído em uma lista em que aparecia como “provável causador” de câncer de bexiga. Porém agora, após analisar cerca de 500 estudos publicados nos últimos 25 anos sobre a bebida, os especialistas afirmaram que não existe qualquer evidência da relação entre o câncer de bexiga – ou qualquer outro tipo de tumor – e o amado cafezinho.

Na realidade, com essa revisão de estudos, os especialistas chegaram à conclusão que o café protege contra duas formas de tumores: aquele que atinge o fígado e outro que atinge o útero.

O parecer, segundo fontes, analisa que o ideal é consumir de três a quatro pequenas xícaras de café por dia – desde que a pessoa não sofra de doenças como cirrose, por exemplo. Agora, os analistas focarão na relação entre doenças e o consumo de chá.

A notícia de que o café poderia causar câncer foi divulgada pela OMS em outubro do ano passado. Desde então, todo o material sobre o produto foi reanalisado e a absolvição à bebida foi confirmada.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.