Esporte, Futebol, Futebol Internacional

O que você precisa saber sobre o Campeonato Francês

Logo após a transferência de Neymar para o Paris Saint Germain se concretizar, começaram as diversas criticas em relação ao nível do Campeonato Francês, porém ao falar que o campeonato é uma Taça Guanabara, esquecemos que o nível de muitas equipes do Campeonato Espanhol também é muito fraco.

Mas o “Francesão” não é tão fácil como parece, em seis anos de cofres cheios o PSG venceu quatro. O Montpellier venceu na temporada 2011/12, depois veio o tetra parisiense e na última temporada o Mônaco quebrou a hegemonia da equipe da capital.

Antes do dinheiro árabe o PSG tinha dois títulos, o grande vencedor é um time que não ganha a 36 anos. O Saint-Etiene tem dez títulos, seguido por Olympique de Marselhe e Lyon com nove. Ou seja, não tem nenhum time soberano aqui, sendo assim veja as equipes que podem ameaçar o “favoritaço” de Paris.

Nos anos 90 e no inicio da década de 200 o Campeonato Francês era conhecido por ter muitos jogadores africanos por causa de suas colônias. Mas os imigrantes que foram para a França tiveram filhos e esses filhos jogam atualmente com nacionalidade francesa, sendo assim a seleção francesa melhorou nos últimos anos viu jovens jogadores como Pogba e Dembelé se tornarem estrelas mundiais.

A maioria das equipes tem uma média de idade baixa na França, as equipes vendem muitos jogadores para a Alemanha e a Inglaterra. Na parte tática os times abusam de defesas fortes e jogadas áreas na parte ofensiva.

 

Será que o Raio cai duas vezes em Mônaco?

O principal rival na luta pelo titulo Frances será a equipe de Monte Carlo, o time que também tem um dono milionário, até teve um grande aporte financeiro na temporada 13/14, mas seu dono Dmitry Rybolovlev, se separou da esposa e com ela foi metade de sua fortuna. Sem dinheiro o time começou a apostar em jovens talentos, formula que deu certo tanto no aspecto esportivo como financeiro, o clube conseguiu o titulo da ultima temporada além de chegar até as semis da Liga dos Campeões. Nessa temporada o time aposta no velho artilheiro Falcao Garcia e no badalado Mppabé.

 

Olympique aposta nos veteranos

Quando o Olympique de Marselhe enfrenta o PSG, é briga na certa, as duas torcidas se odeiam, embora o presidente do Paris tenha cortado os brigões o clima sempre esquenta entre os dois. Em campo isso promete acontecer também, já que o time de Marselhe conta com o meia Payet, e o experiente lateral esquerdo Evra além do volante brasileiro Luiz Gustavo. Com esse elenco de veteranos o ex-técnico da Roma Rudi Garcia tem a missão de devolver a equipe as glórias.

 

Marcelo Bielsa aposta em brasileiros no Lille

El Loco Bielsa retorna ao futebol depois de três temporadas, o treinador que inspirou Guardiola, Sampaoli e outros grandes nomes tentará mostrar porque é tão venerado no mundo do futebol.  Para esse retorno o argentino conta com um elenco muito jovem e com quatro brasileiros, Thiago Maia, Caju, Thiago Mendes e Luiz Araújo que foi o grande destaque do tipo na pré-temporada.

Lyon se desmancha, mas ainda é forte

Ênea campeão o Lyon perdeu jogadores importantes nesta janela, o atacante e destaque do time Lacazzete foi para o Arsenal, e o meia Tolisso foi para o Bayer de Munique. Para suprir essas ausências chegaram os atacantes Traoré do Chelsea e Mariano Díaz do Real Madrid.  Com uma boa base mantida o Lyon espera retornar o caminho dos títulos.

Nice, Borduex e Nantes podem surpreender

O Nice foi a surpresa da última temporada, o time do sul da França brigou com PSG e Mônaco até as últimas rodadas pelo título, o time que conta com o polêmico italiano Mario Balotelli e o com zagueiro brasileiro Dante vai tentar repetir a dose.

Já o Borduex tem como principal estrela o brasileiro Malcom ex- Corinthians, enquanto o Nantes trouxe o técnico Claudio Ranieri, será que ele consegue fazer do Nantes um novo Leicester ?

Coadjuvantes

Mesmo as equipes tradicionais como o Saint-Etine e o Tolouse devem brigar do meio pra baixo da tabela, juntas com Metz, Troyes, Angers, Amiens, Dijon, Caen, Rennes, Guingamp e Montpellier.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.