Empregos e Estágios

O que o seu currículo fala sobre você?

O currículo é seu principal representante no mercado de trabalho e muitas vezes ele não está falando positivamente sobre você

Por mais que existam inúmeras ferramentas que mostrem seu trabalho, o currículo continua sendo o documento mais utilizado pelas empresas. Infelizmente, a maioria dos profissionais lembra-se dele apenas quando está fora do mercado de trabalho, ou insatisfeita com seu emprego atual. Ou seja, o currículo só é lembrando quando precisa ser utilizado. Este é o grande problema, pois é preciso tempo para elaborar um bom currículo.

“Um currículo mal elaborado, além de literalmente esconder competências técnicas e comportamentais importantes, também demonstra um perfil que nem sempre condiz com o profissional representado, pode expressar um nível profissional inferior ao cargo ofertado, desleixo e desinteresse em relação ao cargo”, conta Claudia Deris, gestora de carreira

Já um currículo bem elaborado, além de mostrar as competências técnicas e comportamentais do profissional, também evidencia um profissional interessado e compatível com o que a empresa busca.

“Comece a se colocar do outro lado da mesa e se questione: Se você recebesse uma carta com a mesma qualidade com que você elabora o seu currículo, qual impressão você teria sobre a pessoa que te escreveu?”, questiona a gestora.

Boa parte das pessoas não sabe elaborar um currículo, já que não existe certa regra estabelecida e padronizada para sua elaboração, o que dificulta o processo. Pensando nisso, Claudia apresenta três itens de total relevância para a elaboração de um currículo de destaque:

Design

É interessante que tenha no máximo duas páginas e que as informações estejam organizadas da seguinte forma:

Cabeçalho: Nome completo; Endereço; Telefone; Email e Redes Sociais.

Perfil Profissional: onde você falará de suas habilidades técnicas e comportamentais.

Educação: escolaridade concluída, cancelada ou em andamento.

Cursos e Treinamentos: todos os cursos e treinamentos voltados para sua área de atuação.

Experiência Profissional: Informe o nome da empresa, o nome do cargo ocupado, a data de entrada e saída e um breve histórico das atividades que você exerceu no cargo.

Referências Profissionais: É importante informar algum superior imediato. Lembre-se que cuidar da imagem do seu currículo da mesma forma que você cuida da sua imagem antes de postar uma foto em suas redes sociais.

Conteúdo

O currículo é mais do que apenas uma junção de suas informações, é o seu dossiê profissional que mostra sua melhor forma.

Floreios não são necessários, vá direto ao ponto com as informações, dizendo o essencial e evidenciando o seu diferencial. Evite os modelos prontos da internet, caso seja necessário, apenas se baseie para descrever suas experiências.

Não tenha medo de ousar

É possível que vídeos ou outros tipos de mídia façam parte do seu currículo. Se você tem acesso a estes recursos invista no extra e se destaque.

“A forma como você cuida do seu currículo é a forma como você cuida da sua carreira, esta é a primeira e a principal informação que o seu currículo fala sobre você”, finaliza Claudia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.