Destaques, Empregos e Estágios, , Notícias

O que o seu currículo fala sobre você?

O currículo é seu principal representante no mercado de trabalho e muitas vezes ele não está falando positivamente sobre você

Por mais que existam inúmeras ferramentas que mostrem seu trabalho, o currículo continua sendo o documento mais utilizado pelas empresas. Infelizmente, a maioria dos profissionais lembra-se dele apenas quando está fora do mercado de trabalho, ou insatisfeita com seu emprego atual. Ou seja, o currículo só é lembrando quando precisa ser utilizado. Este é o grande problema, pois é preciso tempo para elaborar um bom currículo.

“Um currículo mal elaborado, além de literalmente esconder competências técnicas e comportamentais importantes, também demonstra um perfil que nem sempre condiz com o profissional representado, pode expressar um nível profissional inferior ao cargo ofertado, desleixo e desinteresse em relação ao cargo”, conta Claudia Deris, gestora de carreira

Já um currículo bem elaborado, além de mostrar as competências técnicas e comportamentais do profissional, também evidencia um profissional interessado e compatível com o que a empresa busca.

“Comece a se colocar do outro lado da mesa e se questione: Se você recebesse uma carta com a mesma qualidade com que você elabora o seu currículo, qual impressão você teria sobre a pessoa que te escreveu?”, questiona a gestora.

Boa parte das pessoas não sabe elaborar um currículo, já que não existe certa regra estabelecida e padronizada para sua elaboração, o que dificulta o processo. Pensando nisso, Claudia apresenta três itens de total relevância para a elaboração de um currículo de destaque:

Design

É interessante que tenha no máximo duas páginas e que as informações estejam organizadas da seguinte forma:

Cabeçalho: Nome completo; Endereço; Telefone; Email e Redes Sociais.

Perfil Profissional: onde você falará de suas habilidades técnicas e comportamentais.

Educação: escolaridade concluída, cancelada ou em andamento.

Cursos e Treinamentos: todos os cursos e treinamentos voltados para sua área de atuação.

Experiência Profissional: Informe o nome da empresa, o nome do cargo ocupado, a data de entrada e saída e um breve histórico das atividades que você exerceu no cargo.

Referências Profissionais: É importante informar algum superior imediato. Lembre-se que cuidar da imagem do seu currículo da mesma forma que você cuida da sua imagem antes de postar uma foto em suas redes sociais.

Conteúdo

O currículo é mais do que apenas uma junção de suas informações, é o seu dossiê profissional que mostra sua melhor forma.

Floreios não são necessários, vá direto ao ponto com as informações, dizendo o essencial e evidenciando o seu diferencial. Evite os modelos prontos da internet, caso seja necessário, apenas se baseie para descrever suas experiências.

Não tenha medo de ousar

É possível que vídeos ou outros tipos de mídia façam parte do seu currículo. Se você tem acesso a estes recursos invista no extra e se destaque.

“A forma como você cuida do seu currículo é a forma como você cuida da sua carreira, esta é a primeira e a principal informação que o seu currículo fala sobre você”, finaliza Claudia.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.