DestaquesTecnologia

O que há de novo no WhatsApp: comunidades e chamadas de voz com até 32 pessoas

O aplicativo de mensagens instantâneas não para de crescer e agora contará com Comunidades nas quais poderão ser incluídos diversos grupos com interesse comum

O WhatsApp continua mudando e adicionando recursos à plataforma de mensagens. Apenas alguns dias depois de anunciar melhorias para mensagens de voz e outros novos recursos, Zuckerberg, o CEO da Meta, anunciou agora as novas “Comunidades” para o WhatsApp, entre outras mudanças.

As Comunidades do WhatsApp serão uma nova seção no aplicativo onde diferentes grupos poderão ser agrupados sob o mesmo interesse ou relacionados de alguma forma. O exemplo dado pelo WhatsApp é o seguinte: uma Comunidade de uma escola, e dentro dessa Comunidade existem grupos de professores, grupos de pais e professores e grupos que organizam diferentes atividades, por exemplo. Pode haver Comunidades de prédios, clubes esportivos, empresas, basicamente qualquer coisa. E os administradores dessas Comunidades dispõem de ferramentas como a possibilidade de enviar comunicados ou mensagens para todos os grupos da comunidade, criar ou excluir grupos, entre outras.

Se você participar de um grupo em uma comunidade, somente as pessoas desse grupo poderão ver seu número de telefone, exceto os administradores da comunidade. Membros de outros grupos não poderão vê-lo e nem manter contato direto, uma medida interessante para manter mais controle sobre a privacidade do usuário. As comunidades permitirão adicionar “milhares de usuários”, segundo a empresa, número bem acima do 256 usuários que cada grupo unitário pode ter. Os administradores de grupo, sejam ou não parte de uma comunidade, agora também poderão excluir mensagens de qualquer usuário nos bate-papos.

Funcionalidade no Brasil

No Brasil, a funcionalidade será disponibilizada após as eleições. Essa decisão ocorreu após a possibilidade ter enfrentado receio e críticas do potencial para a disseminação de desinformação no pleito deste ano.

Pesquisas mostraram como o WhatsApp foi um canal de difusão de fake news nas eleições de 2018. Esse fenômeno gerou preocupações da Justiça Eleitoral naquela disputa.

Uma denúncia de disparo em massa na plataforma ensejou um inquérito no Tribunal Superior Eleitoral, que terminou por não encontrar evidências da prática. Diante da preocupação da Justiça Eleitoral, o WhatsApp informou que não lançaria a nova ferramenta antes do processo eleitoral.

Grupos

O que há de novo no WhatsApp comunidades e chamadas de voz com até 32 pessoas

Também foram anunciadas mudanças nos grupos já existentes. Uma ferramenta de reações, como no Facebook, será inserida para que pessoas possam se posicionar sobre mensagens. Administradores poderão apagar mensagens.

Além disso, será possível compartilhar arquivos com até 2 GB. Será possível fazer salas de conversa em áudio com até 32 pessoas.

Segundo mensagem institucional no site do Whatsapp, apesar da criação do recurso a comunidades serão “naturalmente privadas”. Por essa razão, a criptografia ponta-a-ponta seguirá sendo assegurada no aplicativo.

Confira todos os detalhes:

Reações: as reações com emojis estão chegando ao WhatsApp para que as pessoas possam expressar opiniões rapidamente, sem precisar inundar as conversas com novas mensagens.

Mensagens apagadas por admins: administradores de grupos poderão apagar mensagens problemáticas ou inadequadas para todos os participantes.

Compartilhamento de arquivos: estamos aumentando o limite do compartilhamento de arquivos para até 2 GB, para que as pessoas possam colaborar facilmente em projetos.

Chamadas de voz com mais participantes: disponibilizaremos chamadas de voz em que até 32 pessoas poderão entrar com apenas um toque, com um design totalmente novo, para aquelas horas em que falar ao vivo é melhor que por escrito.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.