Destaques, Família

O que fazer quando a criança não consegue dormir à noite?

Quando ouvimos o termo “insônia“, geralmente pensamos em adultos que – por causa do trabalho, estresse ou ansiedade – não conseguem cair na cama e dormir. Mas a realidade é que as crianças também são suscetíveis à insônia. Porém, a grande diferença é que essa falta de sono é devida a razões comportamentais e não fisiológicas.

Por que as crianças têm insônia?

A principal razão pela qual as crianças não conseguem dormir no momento certo ou por tempo suficiente é na falta de uma rotina de sono. Debora Yoaly Arana Lechuga é pesquisadora da Clínica de Distúrbios do Sono da Universidade Autônoma Metropolitana (México) e explicou os principais motivos disso acontecer.

Em entrevista ao CONACYT, Arana Lechuga enfatizou que as atividades estimulantes antes da hora de dormir têm um efeito contraproducente nas crianças. Bebidas como café, chá verde ou leite com achocolatado (o favorito entre crianças) têm efeitos que ativam a energia em vez de provocar o sono.

O fator mais importante na insônia infantil e seu recente aumento nas sociedades modernas é o uso de dispositivos eletrônicos durante a noite. A luz gerada por videogames, celulares e tablets nos coloca em estado de vigília. A razão é simples: nosso corpo percebe a luz e sabe que é hora de começar a trabalhar: quando encontra escuridão, sabe que é hora de descansar. Se uma criança joga no tablet ou assiste vídeos no Youtube antes de ir para a cama, ele provavelmente dormirá menos.

criança no celular

Foto: Nice Dude / Pixabay

Consequências da insônia infantil

Um adulto que não dorme bem é sonolento e apático. Por outro lado, uma criança que não descansa o suficiente tem hiperatividade, ansiedade e tem dificuldade em socializar. Arana Lechuga explicou que esses sintomas geralmente são confundidos com transtorno de déficit de atenção. Se o problema não for diagnosticado corretamente, a criança receberá tratamento inadequado e desnecessário.

Um dos estudos realizados pela Clínica dos Distúrbios do Sono descobriu que quanto menos a criança dormia, maior seria o índice de massa corporal, que pode desencadear doenças como o excesso de peso, obesidade e diabetes. Em geral, esses problemas estão relacionados à dieta e ao exercício, mas é importante reconhecer a importância de uma boa noite de sono para manter um peso considerado saudável.

criança obesa

Foto: Shutterstock

Além dos efeitos negativos na saúde física e psicológica, existem estudos que mostram que os adolescentes que não dormiram corretamente durante a infância estão em maior risco de sofrer de depressão e de comportamentos de risco.

O que fazer para evitar insônia?

A pesquisadora Arana Lechuga enfatizou que a chave é estabelecer uma rotina antes de ir para a cama e ser constante nela, ou seja, realizá-la todas as noites, no mesmo período, sem exceção.

Não se trata de criar um ritual complexo, pode ser tão simples como o que você já realiza em sua casa. Jante, escove os dentes, coloque seu pijama, tenha alguma atividade relaxante (como falar ou ler uma história) e ir para a cama. O essencial é repetir isso todos os dias. Desta forma, o corpo de seus filhos irá se acostumar com isso e eles aprenderão a que horas eles devem dormir.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.