Educação

O que é Psicologia do Esporte?

Componente das intituladas Ciências do Esporte, a Psicologia do Esporte é uma ciência recente que estuda as características psicológicas de indivíduos envolvidos com atividades esportivas e físicas. Além dos cuidados com o corpo físico, as emoções e percepções mentais dos atletas são importantes para garantir o bom desempenho no esporte. 

A análise sobre a atuação da Psicologia no campo esportivo teve início no final do século XIX, com estudos e pesquisas sobre os aspectos psicológicos presentes nas atividades físicas e do esporte. Na década de 1920, Griffith e Schulte lançam importantes publicações sobre a psicologia no desporto e treinamento. 

Ao longo dos anos, a área foi ampliada e diferentes estudos passaram a ser realizados com o intuito de promover o desenvolvimento de novas teorias sobre a investigação científica do comportamento humano em contextos, espaços e ambientes esportivos, contribuindo de forma significativa para ampliar os conhecimentos na área. 

Apesar dos avanços científicos conquistados, ainda é comum que a área sofra com o preconceito e desconfiança de outros profissionais e da equipe esportiva. Por isso, o psicólogo do esporte encontra um mercado com diferentes possibilidades, mas precisará enfrentar a resistência dos demais. 

O que faz o psicólogo do esporte?


O psicólogo do esporte lida com questões relacionadas a motivação, liderança, superação, bem-estar psicológico, espírito de equipe, violência, entre outros temas, no ambiente do esporte. O profissional é um diferencial nos esportes de alto rendimento por favorecer a preparação emocional necessária para os atletas conquistarem o equilíbrio entre a saúde física e mental.

Para ser psicólogo e atuar na área esportiva é necessário concluir o curso de Psicologia e possuir registro no Conselho Federal de Psicologia. O profissional pode se especializar na área para tornar o currículo diferenciado e alcançar maiores oportunidades. 

O principal campo de atuação está nas equipes de alto rendimento, no entanto, a Psicologia esportiva se aplica a diferentes segmentos, como projetos sociais, recuperação psicológica relacionada ao período de reabilitação de lesão, esporte no ambiente escolar, entre outros.

Fonte: Gabriele Silva – Agência Educa Mais Brasil

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.