ColunasWagner Santos

O que é Google Meu Negócio? – Entenda o conceito e como funciona!

O que é Google Meu Negócio? Como funciona essa plataforma tão conhecida entre aqueles que possuem uma empresa? Ter um perfil no Google Meu Negócio bem organizado é garantia de que o número de clientes irá aumentar? Quais são os requisitos que preciso preencher para ter meu perfil na plataforma? SEO Curitiba é uma técnica que ajuda a melhorar o alcance da plataforma?

Cada vez mais, empresas que dão atenção ao seu perfil na internet ganham mais dinheiro. Muito disso se deve ao fato de que tudo está online: você jamais voltará ao tempo em que a única forma de encontrar uma marca é visitando sua loja presencial, pelo menos não marcas que se prezem e deem real valor ao seu negócio.

A chance de você aumentar seu faturamento somente arrumando seus perfis em redes sociais e na internet em geral, como no próprio Google Meu Negócio, é muito grande. É por isso que, no conteúdo de hoje, explicaremos a você o que é Google Meu Negócio. Acompanhe-nos até o final do conteúdo e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

O que é Google Meu Negócio?

Afinal, o que é Google Meu Negócio? Estar online e ser encontrado no Google é importante, mas não é só isso que importa quando se trata de atividades comerciais: você também precisa estabelecer um diálogo com os clientes.

É claro que criar uma página comercial no Facebook é muito útil, assim como criar um perfil comercial no Instagram, mas o Google também não deve ser subestimado nesse contexto.

O Google Meu Negócio é mais que um formulário online: é uma espécie de pequena página dedicada a um negócio (loja, restaurante e qualquer outra atividade comercial) que permite contar sua história, ser rastreável com as informações mais úteis e interagir com clientes atuais e futuros.

Tudo isso ocorre de maneira gratuita, mesmo que eventualmente você possa usar a plataforma Ads para promover que serviço realiza, atingindo assim uma quantia maior de pessoas.

O que é Google Meu Negócio em um exemplo!

Possui um sistema de dupla visibilidade: se, por exemplo, você deseja saber qual pizzaria da sua região faz entregas em domicílio, basta iniciar uma pesquisa no Google e, entre os primeiros resultados retornados, aparecerão as pizzarias no Google Meu Negócio.

Você verá pequenas fotos acompanhadas das informações mais úteis, incluindo o horário de funcionamento e o número de estrelas, ou o resumo das avaliações escritas pelos clientes.

Ao clicar no nome de uma das pizzarias retornadas pela pesquisa, você terá acesso às informações mais úteis: telefone, endereço e posição no Google Maps, link para o site da atividade comercial, programação dos horários em onde esta é mais frequente, a possibilidade de colocar questões aos gestores ou proprietários e, por último, mas não menos importante, a já referida possibilidade de escrever a sua própria opinião.

Google Maps no Google Meu Negócio

O outro sistema de visibilidade é possível graças ao Google Maps: imagine que você tenha que ir para outra cidade e, procurando o endereço de seu destino nos mapas, também lhe serão mostradas as atividades próximas ao local para onde precisa ir.

Assim saberá onde pode comer ou pernoitar, ou porque não, que há uma livraria por perto onde não pode deixar de passar.

Como criar um perfil do Google Meu Negócio?

Bem, já sabemos o que é Google Meu Negócio, mas e como criar um perfil na plataforma? Conectado à página principal do Google Meu Negócio ou, caso se sinta mais à vontade para usar o Google Meu Negócio a partir de um smartphone ou tablet, baixe o aplicativo apropriado disponível para Android e iOS/iPadOS. Os passos a tomar são praticamente os mesmos.

Para começar, faça login com sua conta. Digite, portanto, o endereço de e-mail através do qual você deseja criar o perfil do Google Meu Negócio (endereço que deve ser o mesmo com o qual você irá gerenciá-lo) e, no campo abaixo, digite a respectiva senha. Se você já estiver conectado à sua conta do Google, basta clicar no botão “Gerenciar”.

Após esta etapa, você chega à página “Localizar e gerenciar sua empresa”, o que não deve causar confusão: seu objetivo é encontrar sua empresa, caso você já tenha criado o perfil do Google Meu Negócio, pode ignorar clicando em “Adicionar sua empresa ao Google”.

Use o Google Maps a seu favor!

Em seguida, clique no botão “Avançar” para acessar a página na qual inserir a atividade no Google Maps.

Se a empresa tiver um local acessível pelos clientes, como uma loja ou um escritório, você precisará marcar a opção “Sim”, caso contrário, será necessário selecionar o item “Não”. Em seguida, clique no botão “Avançar” e, opcionalmente, indique se há uma área delimitada na qual a empresa oferece seus produtos ou serviços.

Quando você inserir uma zona, ela ficará visível imediatamente abaixo do campo em que você a inseriu. Se você cometeu um erro, clique no “X” à direita da própria área, para ela ser excluída. Quando estiver satisfeito com o resultado, clique no botão “Avançar” para continuar.

O que é Google Meu Negócio: contatos

Em seguida, você chegará à página onde deve ser inserido o número de telefone da empresa e, logo abaixo, seu site. Se o site não estiver lá, marque a opção “Não preciso de um site”. Então vá em frente e escolha se deseja receber atualizações relacionadas ao serviço. Finalize os procedimentos conforme o guia vai lhe indicando, necessário apenas informar outros dados relevantes sobre a empresa. Até a próxima!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.