Coaching

O que é e como utilizar o Kaizen Mental?

Você sabia que o aspecto mental e físico são uma coisa só? O treinador Bud Winter identificou uma incapacidade de relaxar a tensão, ou o foco, nos atletas competitivos, o que considerava um grande obstáculo à performance. O coach trabalhava o relaxamento todos os dias, verificando, sobretudo, o lábio inferior e as mãos dos pupilos: lábio inferior relaxado significava que a parte de cima do corpo estava solta, e mãos relaxadas representavam músculos do braço não tensionados. Seu lema é: “Você precisa correr relaxado para conseguir velocidade máxima, ou seus músculos trabalharão contra você”.

Essa é uma técnica que podemos usar no nosso dia a dia, em todas as tarefas que cabem a nós. Por muitas vezes a tensão, o medo de dar errado, a pressão dos demais, a autocobrança, nos faz tencionar de uma maneira que acaba prejudicando um todo. Utilizar esse jogo mental é restabelecer a própria autoconfiança. Quando se aplica o autorrelaxamento, tudo o que exige coordenação acontece de uma maneira mais fácil e tranquila.

Muitas vezes “amarelamos” ante as adversidades e não suportamos a pressão das expectativas. Isso significa que somos fracos de cabeça? Não. Essa situação, inclusive, é muito comum de ser vista no Esporte. Isso porque, mesmo tendo conhecimento, técnicas e táticas iguais ou superiores às dos adversários, se o atleta não está relaxado e totalmente focado naquilo, surge uma grande dificuldade para fazer o que realmente sabe. O estado ideal de performance, muitas vezes chamado de foco, se perde. E como diz o coach do vôlei José Roberto Guimarães, “a coisa que mais preocupa é a perda de foco”.

E nesse sentido, qual a saída para não perder esse estado mental de performance ou foco? A primeira coisa é entender que a mente inclui o corpo, ou seja, trate a mente e o corpo como uma coisa só. Para a cabeça melhorar, não basta fazer apenas “intervenções” mentais, é preciso acionar o corpo também. Harmonize os estados de foco e de relaxamento, o que pressupõe a alternância das práticas físicas e mentais que conduzem aos dois estados. Procure por feedbacks corretos, com os elogios e as críticas certas e com o interesse real.

Os trabalhos com o corpo, buscam mais do que autoconfiança; “afastam as tensões, melhoram o estado de espírito e constroem vigor mental”, nas palavras do psicólogo Jim Loehr. Isso ocorre pela maior oxigenação do cérebro, pela liberação de hormônios como a endorfina, pelo equilíbrio da taxa de glicose no sangue etc.

Além disso, o trabalho mental através do corpo não é apenas individual; pode ser coletivo. Sentir-se pressionado pelas expectativas, rouba a energia espiritual de qualquer um; é quando o peso da responsabilidade se torna excessivo. O segredo do Kaizen Mental, ou seja, o processo de melhoria contínua ou jogo mental, tão necessário para se alcançar o foco é praticar a observação de si sem julgamento, imaginar o resultado que deseja atingir e praticar a observação (igualmente sem julgamento) do que vai ocorrendo, em termos de mudanças e resultados. Dito isso e feito isso, você certamente terá mais bagagem para dominar o Kaizen Mental e ter muito mais performance com muito mais foco.


Sobre a autoraEmbora não tenha sido atleta de alto rendimento, Adriana Salles Gomes é torcedora apaixonada, jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora editorial das revistas HSM Management e MIT Sloan Review Brasil. Entre seus livros anteriores estão os inovadores guias de viagem Fuja no Fim de Semana, Fuja de Casa com as Crianças, Fique em São Paulo e Fuja por um Ano – Sabáticos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.