O que é Alopecia Areata? Patologia afeta participante do BBB

O que é Alopecia Areata? Patologia afeta participante do BBB

Nem só de discussões sobre a cultura do cancelamento vive o Big Brother Brasil (BBB 21). As falhas no couro cabeludo do Lucas Penteado também geram dúvidas nos telespectadores. A patologia que afeta o participante é conhecida como Alopecia Areata, uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo, sendo geralmente causada pelo estresse.

Dra. Ana Carina Junqueira, médica à frente do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisa Capilar (IBEMC), é pioneira na área de tricologia e no tratamento da doença no Brasil, detalha os sintomas e causas da Alopecia Areata.

Sintomas:

A Alopecia Areata é uma doença na qual ocorre uma inflamação ao redor da raiz dos folículos capilares, levando a queda desses fios. Há diferentes apresentações clínicas, sendo as mais comuns áreas circunscritas de alopecia (sem cabelo), de tamanhos variáveis. Em formas mais extensas e, felizmente menos frequentes, a queda de cabelo pode atingir todo o couro cabeludo, levando a perda de 100% dos fios, assim como pode haver perda dos outros pelos do corpo, inclusive barba, sobrancelhas e cílios.

Causas:

É considerada uma doença autoimune, na qual o próprio organismo ataca algumas células dele mesmo. Existe uma predisposição genética para o desenvolvimento dessa patologia, porém geralmente é necessário um gatilho para ativá-la, sendo o mais comum o estresse mental.

Tratamento:

O principal tratamento consiste no uso dos anti-Inflamatórios do tipo corticoide, preferencialmente nas suas formas locais como tópicos e aplicações intralesionais, mas podem ser utilizados em sua forma sistêmica também. O Minoxidil é um estimulante de crescimento utilizado como adjuvante. Medicamentos imunossupressores como metotrexato, ciclosporina, entre outros, também fazem parte do arsenal terapêutico. Mais recentemente, imunobiológicos tem sido estudados para o tratamento dessa patologia, principalmente os modernos inibidores da Jak, além de outras modalidades terapêuticas como laser não fracionado e laser de baixa potência.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: