Dicas

O que analisar ao comprar um carro em leilão

Os preços mais baixos têm atraído cada vez mais consumidores para os leilões de veículos. Atualmente, os interessados também podem dar lances pela internet, o que facilita no momento da compra. Porém, para que o negócio valha a pena, é importante se atentar a alguns detalhes. Confira:

Quem pode participar

Todos os indivíduos maiores e pessoas jurídicas podem participar do leilão. Para isso, é necessário estar munido de cheque, pois a compra é à vista, e documento com foto. Nos leilões online, também é preciso fazer um cadastro e enviar a documentação solicitada.

Visitação 

Seja presencialmente ou online, o participante deve visitar o depósito onde está guardado o automóvel. Como os leilões não permitem reclamações posteriores, a vistoria é imprescindível para que o comprador veja se realmente deseja adquirir o veículo. Durante a visita, é importante observar a situação da pintura, lataria, vidros e até mesmo do motor.

Opinião técnica

Se não souber avaliar as condições do carro ou estiver inseguro, leve um mecânico de confiança para ajudá-lo nesse momento. Certamente, ele está apto a identificar as principais falhas e propor as melhores soluções.

Custos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), os veículos vendidos nos leilões costumam ter custo entre 10% e 20% abaixo da tabela e mais 5%, que é a taxa do leiloeiro. Além disso, dependendo do estado em que o automóvel estiver, o motorista ainda deverá realizar alguns reparos, como troca de pneus ou de outra peça específica. Esses eventuais custos adicionais devem ser colocados na ponta do lápis antes mesmo do leilão. Dessa forma, o comprador pode definir qual é o limite de lance que valerá a pena.

Edital

No dia do leilão, a empresa realizadora disponibiliza um edital com as principais informações sobre o veículo, como a procedência dele e as regras da compra. É imprescindível ler atentamente esse documento antes de se propor a dar lances.

Compra

O leilão de veículos envolve mais do que a simples negociação do comprador e do vendedor. Se houver mais de um interessado no mesmo produto, começará uma disputa para verificar quem é capaz de dar o maior lance – lembrando sempre que o pagamento deve ser feito à vista e não é possível desistir após a arrematação

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.