Notícias

O Hemocentro precisa de você

O ato de salvar vidas é associado, em geral, ao heroísmo de um bombeiro ou de um médico, por exemplo. Mas, uma decisão muito mais simples de um cidadão pode também ter o mesmo efeito: doar sangue. Uma só bolsa de sangue, por exemplo, pode salvar a vida de até três pessoas que estejam precisando do sangue e de seus diversos componentes.

Unidade responsável pela execução da política de sangue no estado, o Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemocentro Dalton Cunha) volta a sofrer com a falta de estoque. Em dias comuns, para conseguir abastecer a demanda em solo potiguar, o centro precisa ter uma reserva girando na casa das 600 bolsas. Atualmente, este número está próximo das 200 unidades.

O sangue doado é separado em diferentes componentes, que podem beneficiar diversas pessoas. O tecido conjuntivo oferta, por exemplo, hemácias, plaquetas e plasma para quem precisa. Todo o material é utilizado desde as cirurgias de grande porte até o tratamento de doenças crônicas, passando por atendimentos de urgência e casos de doenças oncológicas que precisam de transfusões constantes.

O Hemocentro potiguar é o responsável por cobrir 100% dos hospitais públicos mais os leitos dos planos de saúde cadastrados. Assim, é clara a necessidade de cada um que puder fazer sua doação voluntária, em um gesto de solidariedade, para manter o banco de sangue potiguar com a quantidade adequada. O ideal para manutenção do estoque é que cada cidadão doe pelo menos duas vezes ao ano.

Para isso, os doadores precisam atender a pré-requisitos simples estipulados pelo Hemonorte. Ter entre 16 e 69 anos é o primeiro deles, sendo que os menores de 18 anos de idade precisam ter autorização do responsável legal, além de pesar pelo menos 50 kg e ser saudável.

O doador precisa ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior, evitando comer alimentos gordurosos antes da doação e também não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Não se pode ter tomado vacina contra a gripe nas últimas 48 horas e nem ter contraído hepatite nos últimos 11 anos.

A doação acontece mediante apresentação de um documento oficial com foto. Os homens podem doar sangue a cada 60 dias e, no período de 12 meses, fazer até quatro doações; mulheres podem doar em um intervalo de 90 dias e, em 12 meses, doar até 3 vezes.

Confira onde você pode fazer a sua doação

Natal – Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol – (84) 3232-6701

Mossoró – Rua Projetada, s/n, Bairro Aeroporto – (84) 3315-3424 / 3315-0087

Caicó – Rua Renato Dantas, 455. Centro – (84) 3421-6120 / 6122

Currais Novos – Rua Carnaúbas dos Dantas, 150, Bairro JK – (84) 3405-3629 / 3637

Pau dos Ferros – BR 405 – km 03, nº. 19, Bairro Arizona – (84) 3351- 9895 / 9888

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.