Notícias

O coronavírus que vem da China: quais são os sintomas e como se proteger?

O que começou como um misterioso surto viral na cidade chinesa de Wuhan, já se espalhou para vários outros países asiáticos e até atravessou o Pacífico, chegando aos EUA. Na região da América Latina, também é investigado um suposto caso de infecção pelo novo coronavírus.

Enquanto isso, a comunidade médica trabalha para obter uma vacina contra a doença mortal, que já matou 17 pessoas, enquanto o número de infectados chega a 444 casos confirmados .

Para reduzir o risco de contrair o chamado 2019-nCoV, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) publicaram um resumo informativo com informações sobre os sintomas desse vírus perigoso, bem como sobre medidas de proteção.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Segundo a agência, os pacientes infectados experimentam febre, dores musculares, mal-estar, dor de cabeça e garganta, tosse e coriza.

Esses sintomas também podem evoluir para doenças do trato respiratório inferior (pneumonia, bronquite).

Métodos de prevenção

Para reduzir o risco de infecção, os especialistas do CDC aconselham as seguintes recomendações:

  • Lave as mãos com frequência usando sabão e por pelo menos 20 segundos;
  • Evite o contato de mãos sujas com os olhos, nariz e boca;
  • Evite contato próximo com pessoas que sofrem dos sintomas mencionados.

Por outro lado, aqueles que apresentam esses sintomas também devem tomar certas medidas para não pôr em risco a vida ou a saúde de outras pessoas:

  • Fique em casa até que os sintomas do coronavírus diminuam;
  • Evite contato próximo com outras pessoas;
  • Cubra a boca e o nariz com uma máscara e, ao trocá-la, lave bem as mãos;
  • Desinfete superfícies e objetos com os quais entra em contato.

Tratamento

As doenças causadas pelo 2019-nCoV, transmitido pelo trato respiratório, não têm tratamento específico, apontam os cientistas. Na maioria dos casos, os infectados se recuperam sozinhos.

Para aliviar os sintomas, os especialistas recomendam:

  • Tome remédio para dor e febre;
  • Beber muita água;
  • Fique em casa e descanse;
  • Para tratar uma dor de garganta, também ajuda tomar banhos quentes ou usar um umidificador.

O coronavírus não é curado com antibióticos e seu tratamento é sintomático, sem focar na etiologia da doença.

A Organização Mundial da Saúde continua avaliando a gravidade da situação, embora, no momento, não tenha recomendado medidas específicas para quem viaja para a China. Também não é a favor de restringir as visitas ao gigante asiático.

Embora a grande maioria dos infectados viva na província de Hubei, também houve casos em Pequim ou Xangai, com outros detectados no Japão, Tailândia, Coréia do Sul e EUA, entre outras pessoas que estavam em território chinês.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.