Mundo Pet

O cão pode “ler a mente” do seu dono, revela pesquisa

Você já chegou na casa daquele seu “amigo” e o cãozinho de estimação dele ficou raivoso para o seu lado? Não o culpe, ele pode estar apenas reagindo ao pensamento do seu dono. Uma nova pesquisa revelou que os cães podem dizer o que seus donos pensam sobre outras pessoas através de suas reações.

O melhor amigo do homem se engaja no que é chamado de referência social – onde baseiam a sua resposta a estranhos no modo como seus proprietários agem – e usa essa informação para decidir se quer ser amigável ou hostil. No estudo, liderado por Charlotte Duranton da Universidade de Marselha e publicado na revista Animal Behaviour, a atitude dos cães variaram dependendo se o seu dono se aproximava, permanecia imóvel ou afastado de estranhos.

“Os cães realizam olhares referenciais e alternâncias do olhar entre o estranho e seu proprietário”, disse o relatório para descobrir como eles devem reagir aos estranhos.  Quando os donos recuavam de estranhos, os cães olharam para o estranho significativamente mais cedo e levaram muito mais tempo antes de seu primeiro contato com ele em comparação com quando os proprietários se aproximavam da pessoa.

Os cães também interagiram mais com seus donos quando eles se retiraram, em comparação com quando eles se aproximaram ou permaneciam parados. O fenômeno da referência social também é utilizado por crianças que olham para a reação dos pais a pessoas desconhecidas, antes de formular uma resposta.

Os pesquisadores disseram que seu trabalho sugere uma nova forma de gerir as reações dos cães para pessoas em locais públicos. O sexo dos cães estudados também teve um efeito sobre os seus comportamentos – os do sexo masculino olhavam menos para os seus donos para obter informações.

O tipo de raça foi um fator adicional que influenciou as reações dos cães, com cães maiores, como mastins e buldogues, comportando-se de forma mais independente do que outros cães.  O estudo permitiu aos cientistas afirmarem que ‘cães de estimação usam referência social com o seu dono em um paradigma de abordagem envolvendo um estranho’.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.