Curiosidades

Número primo mais longo da história foi descoberto

Jonathan Pace, um engenheiro elétrico americano, descobriu o número primo mais longo encontrado até o momento. O número tem mais de 23 milhões de dígitos (quase um milhão a mais do que o recorde anterior) e é um número primo de Mersenne .

Um número de Mersenne é um inteiro positivo M que é uma unidade menor do que uma potência inteira positiva de dois (n = 2 n – 1). Alguns números de Mersenne são primos, o que significa que eles são apenas divisíveis por 1 e por si só. O recém-descoberto é o 50º número primo de Mersenne que é conhecido.

Maior número primo encontrado

De acordo com as estimativas, o novo número primo é tão longo que escrevê-lo gastaria mais ou menos 9.000 páginas, e com um tamanho de um centímetro por dois dígitos, ele ocuparia 118 quilômetros. O pesquisador de 51 anos que realizou a descoberta é voluntário no Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS), e a descoberta foi possível graças ao uso de software especializado. Portanto, os membros do GIMPS que projetaram no desenvolvimento do software usado também colaboraram nesta conquista.

Pace tem trabalhado na busca de novos números primos por 14 anos, e em 26 de dezembro ele fez a descoberta. Demonstrar que é um número primo levou seis dias completos de computação sem interrupção e quatro programas diferentes em quatro configurações de hardware diferentes também testaram o número para verificar o novo registro e provar que 277.232.917 1 é um número primo.

Mas por que os números primos são procurados? Uma das razões pelas quais os pesquisadores buscam números primos é porque eles são úteis para a criptografia. As tarefas de criptografia usam grandes números primos porque são difíceis de encontrar. Por outro lado, outro motivo é a compressão dos números primos, uma vez que, quanto mais sabemos, mais informações temos para encontrar um possível padrão.

Prêmio

Pela descoberta, ele receberá uma recompensa de 3.000 dólares (cerca de 9.700 reais). A Fundação Fronteiras Eletrônicas, com sede em San Francisco (EUA), oferece 150.000 dólares para a primeira pessoa que encontrar um número primo de 100 milhões de dígitos.

O que são números primos?

Os números primos são aqueles que só podem ser divididos por si mesmos e pela unidade, como 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17… São considerados os átomos da matemática, seus tijolos indivisíveis, já que qualquer número inteiro pode ser decomposto como o produto de números primos. Por exemplo, 12 é 3 x 2 x 2, decompostos em primos.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.